Eleições 2020: Plano de Governo de Erick Silva destaca participação popular, competência técnica e atuação integrada

Candidato do PT esteve em emissora

O candidato a prefeito de São Carlos, Erick Silva, do Partido dos Trabalhadores, participou na terça-feira (13/10) de entrevista na Rádio Clube 1, no programa Carlinhos Lima, onde apresentou os projetos de seu governo para a cidade de São Carlos. Dentre os assuntos abordados, mediante sorteio de temas, Erick falou sobre educação, saúde, geração de emprego e renda, desenvolvimento urbano e moradia, assistência social, segurança pública, transporte, trânsito e mobilidade, obras públicas, entre outros.

“Meu plano de governo está focado em três eixos fundamentais que envolvem uma governança com competência técnica e intelectual, a participação popular e atuação integrada entre todas as áreas para que São Carlos retome seu crescimento e ofereça qualidade de vida para a população”, destacou Erick Silva.

Os planos do candidato para a educação envolvem identificar a real demanda por creches para poder aumentar a oferta de vagas nos bairros com maior demanda e adequar as escolas para a retomada das aulas diante do novo cenário imposto pela pandemia do Coronavírus, com estrutura física adequada, capacitação dos profissionais, equipamentos de segurança para os profissionais e alunos, e garantia de produtos de higienização nas escolas para combater a doença.

Acesso à internet nas escolas e investir em merenda de qualidade, associada à agricultura familiar local e na educação dos jovens e adultos, expandindo a formação para os bairros mais afastados do centro, também são prioridades.

Aliado à educação, o projeto de geração de emprego e renda de Erick Silva irá focar no emprego do futuro e de qualidade para a população. “Precisamos investir em cursos de formação técnica e de tecnologia, articulado com as universidades, para que os jovens consigam ingressar no mercado de trabalho e fiquem em São Carlos após sua formação”, explica. “Iremos potencializar o Banco do Povo, disponibilizando mais crédito para os pequenos empreendedores, bem como implementar tarifas alternativas de ISS para eles”, acrescenta.

Sobre a saúde, Erick destacou que a proposta de seu governo é criar a Rede Escola de Saúde, que irá integrar a rede municipal de saúde ao hospital universitário e aos cursos da área de saúde, sobretudo medicina da UFSCar, para atuarem na saúde pública da cidade, mediante convênio da Prefeitura com as universidades.

O Programa de Saúde da Família terá sua capacidade de atendimento domiciliar ampliada para 120 mil famílias, passando das atuais 21 para 30 equipes de profissionais, atuando de forma preventiva com as famílias. Além disso, haverá três equipes de especialistas para cuidar dos casos mais complexos.

Na cultura, esporte e lazer, Erick destacou que sua proposta é garantir o investimento de 3% em cultura; retomar os Pontos de Cultura, criados nos governos anteriores do PT, investir nos artistas locais e criar festivais para que possam apresentar sua arte à comunidade e garantir espaços de esporte e lazer para famílias.

Questionado sobre mobilidade urbana, Erick lembrou que o último estudo sobre o transporte público em São Carlos é de 2001 e não reflete mais as necessidades da população. “Precisamos junto às nossas universidades, que possuem especialistas em trânsito e transporte, fazer um novo estudo para identificar as demandas de origem e destino dos usuários, uma vez que a cidade cresceu nos últimos anos. Temos que ter um plano de mobilidade urbana que considere os pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e usuários do transporte público, para aí sim fazer uma nova licitação do transporte público que irá realmente atender a demanda da população e ser eficiente”, comenta.

Abordado sobre obras pública, Erick Silva reforçou a importância da prefeitura ter capacidade para fazer projetos robustos e eficazes para buscar financiamento externo e garantir os recursos necessários junto aos governos estadual e federal para executar projetos de qualidade.  “São Carlos tem necessidades urgentes em obras voltadas para a educação e saúde impactadas pela pandemia do Coronavírus e, para adequar as escolas e o sistema de saúde, precisamos de projetos urgentes e que envolvem diretamente as obras pública”, disse.

 “São Carlos tem muito potencial e precisa de um prefeito com espírito de liderança e que lute pela qualidade de vida da população. Minha trajetória profissional comprova que eu sou capacitado para isso e que junto com a sociedade, participando ativamente do governo, e com sinergia entre as áreas, iremos fazer com que São Carlos volte a ser uma cidade em crescimento e que ofereça qualidade de vida a sua população”, destacou Erick.

Fonte: Assessoria do candidato