Eleições 2020: Uma chapa Netto Donatto e Julio Cesar poderia acontecer?

Será que poderemos ter essa chapa?

Depois que publicamos um texto no dia de ontem, 8, falando das movimentações partidárias e dos possíveis pré-candidatos a prefeito de São Carlos muitas pessoas vieram conversar conosco a respeito da política local.

Neste momento, há articulações em todos os cantos, apesar das limitações impostas pelas pandemia de COVID-19, o ambiente nos bastidores políticos é efervescente em termos de conversas, dizem até que as mágoas e projetos pessoais em alguns casos estão sendo esquecidos para que grupos políticos possam ser formados, o que, convenhamos, seria um ganho para São Carlos, pois política feita com vaidade se transforma em comida de gado.

Dentro deste contexto há dias surgem conversas de bastidores (especulações que podem acontecer ou não) de que haveria uma articulação montada para que uma chapa pudesse ser formada entre Netto Donato (PSDB), segundo colocado nas eleições majoritárias que foram vencidas pelo atual prefeito Airton Garcia (PSL) e o vereador e ex-presidente da Câmara, Julio Cesar, parlamentar que sempre obtém expressivas marcas nas urnas de São Carlos.

O comentário ouvido pelo jornalista diz que diversos cenários estão sendo analisados e que esse com Neto e Julio poderia ser uma das chapas que tentaria derrotar Airton Garcia que fatalmente concorrerá à reeleição.

Resta saber em que posição estariam os dois nomes: Netto seria o cabeça de chapa ou seria Julio Cesar? Quem abriria mão de liderar na urna para apoiar o outro e começar o esboço de uma frente política contra o atual governo? Eles conseguiram angariar o apoio, por exemplo, do PSD de Marina Melo? A política é um jogo (no sentido figurado das palavras, é claro), onde as peças precisam ser movimentadas com cautela e sobretudo tendo a quase absoluta certeza que os frutos serão colhidos.

Netto e Julio ou Julio e Netto (parece até nome de dupla sertaneja da atualidade, não é?) poderia se consistir numa chapa forte que realmente fizesse contraponto ao atual prefeito e seus apoiadores, entretanto essa união precisa ser sacramentada para pode realmente acontecer e “abalar as estruturas” como andam dizendo por aí. E há um caminho longo para isso…

Aliás, o grupo do prefeito Airton Garcia precisa começar a perceber o que terá na praça como adversário, porque camarão que dorme no ponto a onda leva. A eleição de 2020 será atípica por conta da pandemia de COVID-19, bem como terá um ingrediente fortíssimo que será a participação da internet e das rede sociais. Portanto, quem se comunicar melhor poderá ter vantagem, assim sendo o grupo de Airton tem que se atentar para isso.

Netto e Julio ou Julio e Netto parece que estão escolhendo a música vão tentar afinar para o pleito de 2020. Será que conseguirão cantá-la juntos? A ver…

 

Renato Chimirri