São Carlos vive neste domingo, 4 de outubro, o primeiro turno das Eleições 2026. Ao todo, 196.964 eleitores estão aptos a votar no município, que conta com 578 seções eleitorais distribuídas entre duas zonas. A votação ocorre das 8h às 17h.
O movimento deve ser intenso nos locais de votação ao longo do dia. Os eleitores de São Carlos, assim como os de todo o país, vão escolher representantes para seis votos na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República.
A ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual, senador — primeira vaga, senador — segunda vaga, governador e presidente.
Quase 197 mil eleitores em São Carlos
São Carlos possui 196.964 pessoas aptas a participar das Eleições 2026, segundo levantamento com dados eleitorais.
O eleitorado está dividido entre duas zonas:
- 121ª Zona Eleitoral: 110.185 eleitores e 326 seções;
- 410ª Zona Eleitoral: 86.779 eleitores e 252 seções.
Somadas, são 578 seções eleitorais espalhadas pelo município para receber os eleitores neste domingo.
A recomendação da Justiça Eleitoral é verificar o local de votação antes de sair de casa, já que houve alterações de locais em diferentes municípios paulistas. A consulta pode ser feita pelo e-Título ou pelos serviços da Justiça Eleitoral.
Região de São Carlos também mobiliza milhares nas eleições 2026
A eleição movimenta neste domingo milhares de pessoas nas cidades da região.
Entre os municípios destacados no levantamento, Araraquara possui 170.310 eleitores aptos, enquanto Matão tem 63.725.
Em Porto Ferreira, são 39.960 eleitores, e Ibaté, cidade vizinha a São Carlos, conta com 26.265 pessoas aptas a votar.
Considerando apenas São Carlos, Araraquara, Matão, Porto Ferreira e Ibaté, são 497.224 eleitores chamados às urnas.
São Paulo tem mais de 34 milhões de eleitores
Dados atualizados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral neste domingo mostram que 34.104.226 pessoas estão aptas a votar no estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral brasileiro.
Em todo o país, são 158.745.463 eleitoras e eleitores habilitados para participar das Eleições Gerais de 2026.
Que horas começa a votação?
As seções eleitorais ficam abertas das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Quem estiver na fila até as 17h poderá votar mesmo que o atendimento termine depois desse horário.
Antes da abertura das seções, as urnas passam pela emissão da chamada “zerésima”, documento que demonstra que o equipamento não possui votos registrados antes do início da eleição.
O que levar para votar?
O eleitor deve apresentar documento oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte e outros documentos oficiais reconhecidos pela Justiça Eleitoral.
O título eleitoral impresso não é obrigatório.
O e-Título também pode ser utilizado para identificação quando apresentar a fotografia do eleitor. Além disso, o aplicativo permite consultar zona, seção e endereço do local de votação.
Transporte para eleitores com deficiência em São Carlos
Em São Carlos, a Prefeitura e a Justiça Eleitoral organizaram transporte gratuito para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida previamente cadastrados.
O serviço inclui veículos destinados ao atendimento dos eleitores e possibilidade de transporte porta a porta. O prazo para inscrição para o primeiro turno terminou na sexta-feira (2), ao meio-dia.
A iniciativa busca garantir condições de acesso às urnas para pessoas que possam encontrar dificuldades de deslocamento.
Eleições 2026 movimentam São Carlos neste domingo
Com quase 197 mil eleitores aptos, São Carlos entra neste domingo em um dos maiores processos de participação popular do país.
Durante todo o dia, o São Carlos em Rede acompanha a movimentação nos locais de votação, ocorrências relacionadas ao pleito e, após o encerramento das urnas, a apuração dos votos das Eleições 2026.
Leia mais: Homem é detido após cair de telhado durante suspeita de furto no Centro de São Carlos
