Nesta terça-feira, 14, o vereador Elton Carvalho (Republicanos) fez uma denúncia gravíssima sobre um esquema de certificados e históricos escolares de ensino fundamental e ensino médio falsos que foram apresentados na Prefeitura Municipal de São Carlos.
O caso foi levado à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas que se prontificou a realizar a comprovação de autenticidade dos certificados e históricos escolares por uma amostra de 10 servidores. Somente dentro dessa amostra foi confirmada a inautenticidade de 2 dos certificados apresentados.
Em ambos os casos a apresentação dos certificados está ligada diretamente a uma vantagem funcional e consequentemente financeira.
O vereador Elton Carvalho protocolou denúncia no Ministério Público pedindo uma apuração rigorosa do caso e solicita urgentemente a auditoria dos certificados, históricos escolares e diplomas apresentados por todos os servidores municipais, concursados, funções gratificadas e cargos em comissão, mencionando o fato de que a Prefeitura Municipal de São Carlos nunca teria realizado a comprovação de autenticidade desses documentos.
“Essa denúncia aponta uma irreparável e imensurável lesão aos princípios éticos e morais. Não podemos deixar de enfatizar a gravidade dessa fraude para os cofres públicos. A falsificação de certificados, históricos e diplomas é crime previsto no Código Penal, tanto para quem produz o documento falso, quanto para seu beneficiário, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa. Como parlamentar, como cidadão e como servidor público acompanharei o desenrolar dessa denúncia até o fim”, finalizou Elton.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal