
No dia 30 de abril desse ano São Carlos tinha 30 casos confirmados de COVID-19, segundo exames da Prefeitura Municipal. No dia de ontem, 19, esse número saltou para 67 positivos, um aumento de 123,33%, de acordo com os dados que são divulgados diariamente pela administração municipal, isso em praticamente 20 dias.
Os dados mostram claramente que a queda no isolamento social coincide com o aumento de casos positivos no município (veja o gráfico), visto que os exames segundo o apurado, estão sendo liberados com praticamente de 24 a 48 horas de espera, fator que o próprio governo do Estado tem confirmado.
Em 30 de abril, São Carlos tinha dois óbitos confirmados e uma morte em investigação para a doença, no dia de ontem, há o acréscimo de mais uma morte por COVID-19 e nenhuma outra em investigação, já que aquela que estava sob análise foi descartada. Ou seja, são três mortes por COVID-19 na cidade.
Com relação à síndrome gripal (notificações), no último dia de abril, São Carlos tinha 1840 casos reportados, já no dia de ontem, este número era de 2429, um aumento de 32% nessa estatística.
A Prefeitura informou que 311 pessoas com síndrome gripal estão em isolamento em São Carlos até o dia 19 de maio com três casos confirmados em UTI e um enfermaria, são 11 suspeitos internados em enfermaria e um em UTI.
O gráfico abaixo mostra dados de isolamento social até o dia 16 de maio, mas pode ilustrar bem o que essa nota está dizendo com relação a queda no isolamento e aumento de casos confirmados de COVID-19:
Imagem de Darko Stojanovic por Pixabay