Em entrevista na Universitária, Ferraz diz que espera ver São Carlos na Fase Laranja do Plano SP

Região na Fase Vermelha

O vice-prefeito Edson Ferraz disse hoje, 19, na Rádio Universitária que tem expectativa de que a região de São Carlos possa ser colocada numa fase mais flexível do Plano SP de controle  da pandemia de COVID-19. “Esperamos que se coloque a cidade numa fase onde as pessoas possam trabalhar, porém nós entendemos a realidade difícil da nossa região, com essas cepas diferentes surgindo”, afirmou.

Edson Ferraz enfatizou que a Prefeitura tem seguido o Plano SP à risca. “Esperamos que hoje venha uma mudança para que possamos agir um pouco melhor, e as pessoas possam trabalhar”, disse.

Para chegar na fase laranja (onde bares permanecem fechados, mas demais serviços volta a funcionar), a região de São Carlos precisa ter pelo menos um índice de 75% de pessoas internadas na UTI. Entretanto, a realidade é outra. No total, a região tem a ocupação de 84,7% de leitos, há uma queda, mas esse índice ainda mantém São Carlos e as demais cidades no índice vermelho segundo os dados do Plano SP.

Convém lembrar que hoje, às 12h45, o governador João Doria anuncia uma nova reclassificação do Estado através de coletiva de imprensa.

São Carlos tem 9.559 casos positivos, 8.992 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 7 óbitos sem internação, 560 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 397 receberam alta hospitalar e 118 positivos internados foram a óbito. 9.102 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 26.348 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (110 resultados negativos foram liberados ontem). No total, são 125 óbitos por COVID em São Carlos.

Estão internadas na cidade 70 pessoas, sendo 28 adultos na enfermaria (26 positivos e 2 negativos). Na UTI adulto estão internadas 40 pessoas (39 positivos e 1 suspeito). Neste momento 1 criança está internada na enfermaria com resultado negativo para COVID-19. Uma criança está internada neste momento na UTI/SUS com suspeita da doença. 20 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 70,5% (31 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, 30 adultos e 1 criança). Se contabilizarmos somente leito de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 77,5%. Na enfermaria/SUS estão internadas 17 pessoas. Na rede particular 12 pessoas estão internadas na enfermaria e 10 na UTI.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

Índice de ocupação das UTIs na região de São Carlos e Araraquara
Determinação do Plano SP