Em parceria com hemocentros, Pró-Sangue envia plasma convalescente para Araraquara

Foto: DiverDave via Wimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Em parceira com a ABHH e outros bancos de sangue do Estado de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue está se empenhando em coletar e enviar bolsas de plasma convalescente para Araraquara.

Trata-se de uma ação social coordenada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e o Instituto Butantan, que busca mobilizar os serviços de hemoterapia de São Paulo para enviar, emergencialmente, bolsas de plasma convalescente ao município em questão, que atingiu a taxa máxima de ocupação dos leitos e agora se encontra em lockdown.

Junto com a Fundação Pró-Sangue, outros hemocentros participam da ação, como o Hemocentro de Ribeirão Preto, a COLSAN, o Hemocentro da UNICAMP, o H.Hemo e o Hemocentro da UNIFESP, com a participação da Prefeitura Municipal de Araraquara e dos médicos da UNIMED Fernanda Cardoso, Reinaldo Bonfá, Antônio Carlos Durante.

O objetivo do uso do plasma convalescente é transferir, de modo passivo, anticorpos ao paciente com Covid-19, até que o organismo afetado tenha tempo de construir sua própria resposta imune. O objetivo é usar o hemocomponente precocemente na infecção pelo SARS-CoV-2 para evitar a evolução da doença para formas mais graves e a sobrecarga do sistema de saúde.

Além desse apoio, também em fevereiro foram disponibilizadas 02 bolsas de plasma fresco congelado para o Hemocentro de Alagoas, para atendimento de um pedido de urgência do local, via Secretaria de Estado da Saúde.