Empresa paulista lança primeiro carrinho inteligente de supermercado do país

 A tecnologia acaba de chegar de vez ao ramo dos supermercados. Imagine fazer compras sem perder tempo com filas, saber o valor exato da nota sem passar por caixas, realizar o próprio pagamento e deixar o estabelecimento de forma rápida e segura, sem a necessidade de contato com nenhuma outra pessoa. Isso já é uma realidade no Brasil e tem nome. O carrinho inteligente Smart Cart Nextop é uma solução moderna que atende aos consumidores que desejam medidas efetivas e tecnológicas para as tarefas do dia a dia.

Ideal para compras de até duas sacolas, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop – empresa especializada em soluções tecnológicas e inovadoras para o varejo, indústria e logística  – é equipado com maquininha para pagamento, display digital e scanner, que lê o código de barras do produto selecionado, confirma a quantidade de unidades desejadas e indica o valor. Pronto! A mercadoria já foi inserida na lista de compras e o consumidor pode seguir em busca do seu próximo item. A devolução de um produto também é muito simples. Basta retirá-lo do carrinho e, em seguida, excluir manualmente o item da lista da tela digital. Após selecionar todos os produtos desejados e concluir o mercado, o cliente não precisa entrar em filas, realiza o pagamento via cartão de débito ou crédito no próprio carrinho e deixa o estabelecimento por uma faixa exclusiva destinada aos usuários Smart Cart Nextop.

O carrinho inteligente é apresentado oficialmente na Convenção da ABRAS 2021 (Associação Brasileira de Supermercados) – maior encontro de lideranças do setor supermercadista -, que acontece hoje, dia 20, e amanhã, 21 de setembro, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo, só para convidados. No estande da Nextop, os visitantes podem conferir de perto o visual e verificar o funcionamento do carrinho nas unidades disponíveis em exposição, tanto para as lojas físicas como para o e-commerce.

As vantagens do carrinho digital desenvolvido com tecnologia brasileira são inúmeras. A primeira delas é a possibilidade de fazer as compras do supermercado sem a interação direta com outras pessoas, ainda mais neste momento de pandemia da COVID 19. A segunda é a rapidez. O processo é muito mais ágil e permite que o cliente gaste menos tempo no mercado. A falta de etiquetas de preços nas gôndolas, problema comum que, por vezes, irrita o consumidor, também é facilmente contornado com a utilização do leitor de código de barras do carrinho. Por fim, o cliente pode acompanhar o valor total da nota enquanto realiza as compras.

Já o supermercado também ganha muito com a utilização do Smart Cart. O carrinho digital da Nextop é equipado com câmeras que utilizam visão computacional e inteligência artificial, que previnem perdas e corrigem possíveis erros dos usuários na hora da compra dos produtos. Um segundo ponto importante e que gera impacto positivo no orçamento é a eventual redução de pessoal, como funcionários e caixas.

O autoatendimento é uma tendência mundial que vem conquistando espaço e já é realidade em diversas áreas. O sistema bancário foi um dos pioneiros ao reduzir filas com a utilização dos caixas eletrônicos. Mais recentemente, os aeroportos adotaram os totens digitais para realização de check-ins – hoje substituídos pelo uso dos APPs – e para o despacho das bagagens. E agora o modelo chega ao setor varejista. “Com tecnologia de ponta e 100% nacional, o carrinho da NEXTOP é uma reação brasileira à Amazon, que lançou o Dash Cart, em 2020, um carrinho também com funcionalidades, utilizado apenas nas lojas próprias da gigante americana”, explica Juliano Camargo, CEO da Nextop. O Smart Cart Nextop chega ao mercado nacional com uma proposta diferente, mais ampla, de atender a todas as redes interessadas em implantar a tecnologia em suas lojas físicas.

O carrinho inteligente da Nextop já está em fase de testes e 12 unidades estão sendo validadas em um supermercado, localizado em Campinas.

Nextop – Pioneira desde 1997 no segmento de prevenção de perdas nos caixas, a empresa é líder de mercado com 550.000 pontos homologados. Localizada em Americana – pólo de desenvolvimento tecnológico do país – atende todo o território nacional e oferece produtos de alta-tecnologia. É um dos maiores fabricantes de Sistema de Vigilância e Monitoramento Digital, do Brasil.  Como estratégia de posicionamento da marca, a empresa 100% brasileira Top Sistemas – especializada em soluções inovadoras para o varejo, indústria e logística – passa a se chamar Nextop.

55ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Data: 20 e 21 de setembro

Evento só para convidados, mas é possível acompanhar online através de inscrição pelo https://convencao.abras.com.br/

Nextop – www.nextop.com.br e Instagram: @nextop.ai