Entidades repudiam pichação racista em lanchonete de Araraquara

Nota oficial:

O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e demais instituições que subscrevem o presente documento vêm por meio deste repudiar de modo veemente a pichação explicitamente racista e vergonhosa ocorrida no dia 11 de agosto, na porta do Theodoro’s Burguer em Araraquara, com os dizeres “Macaco / Senzala”. Entendemos que como cidadãs e cidadãos de sociedade democrática de direitos, não devemos nos silenciar diante desse fato e o criminoso precisa ser identificado, julgado e punido por seus atos.

A prática de racismo, crime inafiançável e imprescritível, é inaceitável e sempre será firmemente combatida por esse coletivo de pessoas e de instituições por meio de meios legais.

Não pouparemos esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que tentem ofuscar a luta de cidadãos e cidadãs que só querem ter o direito de viver em paz não sendo sua negritude um impeditivo para que isso se efetive.

A atitude racista ocorrida em Araraquara é uma manifestação imoral de uma parcela da sociedade adoecida e que não se envergonha em discriminar abertamente as pessoas em virtude de sua cor da pele e que se incomodam por essas pessoas trazerem em si o orgulho de sua ancestralidade, resultado de lutas históricas reconhecidas pelo Estado e que se converteram em políticas públicas de afirmação e reconhecimento do papel da população negra na história deste país, bem como na cidade de Araraquara.

Solidarizamo-nos com o proprietário do estabelecimento, Bruno Theodoro, e com todas as pessoas negras são inevitavelmente atingidas cada vez que um episódio como esse acontece.

É com total desprezo e com um enfrentamento sério ao racismo que conseguiremos uma sociedade em que fatos como este não mais ocorram. Estaremos alerta na defesa dos direitos pela vida. Racistas não passarão!

SUBSCREVEM ESTA NOTA AS SEGUINTES INSTITUIÇÕES

Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo – COMCEDIR

Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais

Comissão de Combate à Discriminação Racial – OAB Araraquara

Frente Parlamentar Antirracistada Câmara Municipal de Araraquara

APRECABA – Associação de Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara

ACAAAR – Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos De Araraquara E Região

Samba Topp – Movimento Cultural de Resistência pelo Samba de Araraquara