Uma reunião entre os pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 22 de Novembro e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul terminou com a decisão de fechar a Escola em 2018.
Com aulas somente pela manhã e turmas aglutinadas, atualmente a EMEF possui 19 alunos. Em uma das turmas se aglutinam alunos do Pré A, Pré B, 1º e 2º anos. Na outra turma são atendidos estudantes do 3º e 4º anos. O quadro de profissionais é composto por dois professores e mais uma funcionária.
A proposta inicial da reunião era transferir os quatro alunos que estarão no 4º em 2018, para a Emef São Felipe, da localidade de Linha Sítio, para onde neste ano, a partir de acordo com as famílias, já foram levados quatro alunos do 5º ano. Todos tem garantido o transporte escolar.
“Para nossa surpresa, durante a discussão do assunto, alguns pais sugeriram que todos os alunos do educandário fossem transferidos para a Escola da Linha Sítio. Fizemos uma votação, o que foi aclamado de forma favorável pela grande maioria. Ficou então decidido pelo fechamento da Escola 22 de Novembro a partir de 2018”, esclarece Carine.
Quanto aos profissionais, material de estudo e mobiliário, também será remanejado para a Escola São Felipe, ou para outros educandários. Referente ao prédio, que possui duas salas de aula, banheiros e cozinha, Carine salienta que será feito um estudo referente à sua utilização.
Com esta decisão, a partir de 2018, o município passará a ter seis Escolas de Ensino Fundamental. “Certamente quem irá ganhar são os alunos, com a melhor qualidade no ensino, principalmente pelo fato da não necessidade de aglutinação de turmas”, conclui a coordenadora pedagógica.








