Escolas que mais recolheram esponjas descartáveis são premiadas pelo Parque Ecológico de São Carlos

O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, realizou na tarde desta terça-feira (12/3), no auditório do Paço Municipal, a premiação das escolas com o maior índice de coleta de esponjas de limpeza (dupla face) dentro do Projeto Elimine a Ideia de Lixo – Conservação do Meio Ambiente – Brigada de Esponjas Scotch Brite. Também foi premiada a escola que mais usou as redes sociais para divulgar o projeto e a mais criativa para aumentar a coleta.

Desde 2014 o Parque Ecológico de São Carlos, através da “Campanha Internacional Zoos & Aquariums For 350ppm”, juntou-se a Scotch-Brite e a TerraCycle, para participar do Programa Nacional de Reciclagem – Brigada de Esponjas Scotch-Brite, deixando o planeta ainda mais limpo.

 “Ao participar do Programa Nacional de Reciclagem estamos colaborando para que os resíduos deixem de ser descartados na natureza para, em vez disso, serem transformados em matéria prima reinserida na cadeia produtiva. Além de gerar produtos ecoamigáveis feitos com os resíduos dos programas”, disse o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Fernando Magnani.

De acordo com Samanta Campos da Silva, supervisora de unidade e coordenadora do programa no Parque Ecológico, desde 2014 já foram recolhidas 31.834 esponjas. “Em 2018 conseguimos arrecadar 5.339 unidades. O trabalho é realizado com as escolas municipais de São Carlos e também de outros municípios que vêm visitar o Parque, a nossa esponja é o nosso passaporte. Todas as unidades recolhidas são repassadas para a empresa TerraCycle, responsável pela reciclagem, por inserir novamente esse material na cadeia produtiva”, explica a supervisora.

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, pasta que coordena o Parque Ecológico, participou da entrega da premiação e ressaltou a importância do projeto. “Na maioria dos municípios o que acaba acontecendo é que, por falta de opção, por não fazer parte desse programa, o descarte da esponja é feito no lixo comum, indo direto para os aterros, prejudicando o meio ambiente. Por isso agradecemos muito a participação das escolas”, finalizou o secretário.

Confira as escolas premiadas na categoria coleta:

 

1ª Colocada na Coleta: EMEB Angelina Dagnone de Melo (1.626 esponjas);

2ª Colocada na Coleta: CEMEI Dom Ruy Serra (459 esponjas);

3ª Colocada na Coleta: CEMEI Enedina Montenegro Blanco (331 esponjas);

Confira a escola premiada na categoria criatividade:

 

– CEMEI Carmelita da Rocha Ramalho (criou um ciclo de palestras com alunos, professores e funcionários);

Confira a escola premiada na categoria conectada:

 

CEMEI João Baptista Paino (divulgou sua campanha e marcou a Página do Parque Ecológico no Facebook);

Escolas que também ganharam o passeio no Parque Ecológico por ter aumentando suas coletas:

 

EMEB Angelina Dagnone de Melo;

CEMEI Antonio de Lourdes Rondon;

CEMEI Bento Prado de Almeida Ferraz Jr.;

CEMEI Dário Rodrigues;

CEMEI Enedina Montenegro Blanco;

CEMEI Maria Lucia Aparecida Marrara;

CEMEI Maria Luiza Perez;

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Quem for ao Parque pode depositar a esponja em caixa coletora que fica o ano todo no setor administrativo. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.