Escorpião: agentes comunitários participam de curso de capacitação e prevenção

Local onde o escorpião pode aparecer
Local onde o escorpião pode aparecer

O escorpião é um aracnídeo perigoso

Em São Carlos, o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, em parceria com o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, oferecerá durante toda esta semana uma capacitação especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o controle e prevenção do escorpião/escorpionismo.


Já na sexta-feira (01/09), a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, realizará no Terminal Rodoviário, orientações a população com o tema “Com escorpião não se brinca, prevenção de acidentes e socorro rápido”.


No âmbito estadual a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está realizando até 1º de setembro a Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião com o objetivo de intensificar as ações e a comunicação social para prevenir a ocorrência de escorpiões nos espaços públicos e nas casas, bem como empoderar os responsáveis pelas crianças sobre as situações e sintomas que sugerem o acidente e sensibiliza-los de que, uma vez picada, a criança deve ser levada o quanto antes ao Ponto Estratégico de Soros Antivenenos (PESA) de referência.

Escorpião: curso para a prevenção
Escorpião: curso para a prevenção


“Em São Carlos, o PESA fica na Santa Casa, sendo que as crianças com até 10 anos de idade são as mais suscetíveis ao envenenamento grave, e em caso de picada, devem ser conduzidas ao hospital”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins.

O aparecimento ou encontro de escorpião deve ser informado a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, pessoalmente ou através pelo telefone 3307-7405, onde o munícipe receberá todas as orientações sobre as medidas preventivas e esclarecimentos que forem necessários em cada situação.


“Os Agentes de Combate as Endemias já atuam rotineiramente, identificando situações favoráveis ao aracnídeo e esclarecendo os munícipes sobre cuidados e medidas preventivas”, informou a médica veterinária e supervisora da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, Luciana Marchetti.


Maiores informações e recomendações de manejo ambiental e adoção de barreiras físicas para prevenção podem ser encontradas no site http://www.saocarlos.sp.gov.br, ou nas redes sociais (Instagram e Facebook) da Prefeitura de São Carlos com orientações à população.

Escorpião: cuidados com esse aracnídeo

O escorpião é um aracnídeo venenoso que pode representar um risco para a saúde humana. Dependendo da espécie e da região geográfica, o veneno do escorpião pode ser mais ou menos perigoso. Para evitar picadas e lidar com escorpiões de forma segura, aqui estão alguns cuidados a serem tomados:

Prevenção:

Mantenha sua casa e arredores limpos, evitando acúmulo de entulhos, madeira, folhas secas e outros locais onde os escorpiões possam se esconder.

Use telas em janelas e portas para impedir que os escorpiões entrem em sua casa.

Tampe ralos e buracos nas paredes para evitar a entrada dos escorpiões.

Sacudir Roupas e Sapatos:

Antes de vestir roupas ou calçar sapatos que estiveram no chão, sacuda-os cuidadosamente para garantir que não haja escorpiões dentro.

Iluminação Adequada:

Mantenha áreas externas bem iluminadas durante a noite para evitar que os escorpiões se aproximem de sua casa.

Uso de Luvas:

Ao trabalhar em jardins, limpar áreas externas ou mexer em materiais que podem abrigar escorpiões, use luvas de proteção.

Cama Elevada:

Evite colocar camas diretamente no chão, especialmente se você mora em uma área onde escorpiões são comuns. Camas elevadas reduzem o risco de picadas.

Não Mexa com Escorpiões:

Se encontrar um escorpião, não tente pegá-lo ou matá-lo manualmente, a menos que seja absolutamente necessário. Use um objeto longo, como uma vassoura, para afastá-lo ou uma armadilha adequada.

Primeiros Socorros:

Em caso de picada, lave a área afetada com água e sabão e aplique gelo para reduzir o inchaço.

Mantenha a área picada elevada, se possível.

Procure atendimento médico imediatamente, pois a gravidade da picada pode variar de acordo com a espécie do escorpião.

Identificação:

Saiba quais espécies de escorpiões são comuns em sua área e aprenda a identificá-las para tomar medidas apropriadas.

Lembre-se de que a prevenção é a chave para evitar encontros perigosos com escorpiões. Se você vive em uma área onde esses aracnídeos são comuns, é importante estar ciente dos riscos e tomar medidas para proteger sua família e sua casa.

Leia mais:

Pessoa com deficiência: Prefeitura inaugura academia adaptada