Escorpião amarelo aparece em travesseiro de criança no Centro de São Carlos

Escorpião amarelo aparece em travesseiro de criança no Centro de São Carlos
Escorpião amarelo aparece em travesseiro de criança no Centro de São Carlos

Na madrugada desta sexta-feira (31), uma moradora do Centro de São Carlos levou um grande susto ao encontrar um escorpião amarelo sobre o travesseiro do filho. O caso aconteceu em uma residência na Rua Marechal Deodoro, região central da cidade.

Segundo relato da mãe à reportagem, o animal quase picou o menino. “Apareceu escorpião aqui em casa na rua José Bonifácio, centro. Quase picou meu filho, estava no travesseiro! A situação aqui no Centro está difícil”, contou, ainda abalada com o ocorrido.

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é considerado o mais venenoso da América do Sul e pode causar sérias complicações, principalmente em crianças e idosos. Mesmo uma pequena picada pode resultar em fortes dores, vômitos, sudorese e, em casos graves, risco de morte se o atendimento médico não for imediato.

Nos últimos meses, com o aumento das temperaturas e o tempo seco, as aparições de escorpiões têm sido mais frequentes em várias regiões de São Carlos. Especialistas explicam que os animais procuram abrigo em locais úmidos e escuros, como ralos, sapatos, roupas de cama e frestas nas paredes.

A orientação das autoridades de saúde é manter os ambientes limpos, vedar ralos e frestas, evitar o acúmulo de entulho e sempre verificar calçados e roupas antes de usar. Em caso de picada, é fundamental procurar imediatamente o pronto atendimento mais próximo, onde há soro antiescorpiônico disponível. Na cidade, este local é a Santa Casa.

O susto da mãe no Centro de São Carlos serve de alerta: a presença de escorpiões é um risco real e exige atenção redobrada, especialmente em áreas urbanas onde o controle desses animais é mais difícil.

Leia mais: Grandes volumes de chuvas podem atingir São Carlos no fim de semana