Ícone do site São Carlos em Rede

Estrela é um dos municípios que adere ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios

Dos quase 500 municípios gaúchos, apenas 174 assinaram o convênio de Sistema Integrado com Municípios (SIM/RS), e Estrela foi uma destas cidades. Na quarta-feira, dia 13, o prefeito Rafael Mallmann assinou, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, termo de adesão ao SIM.

O sistema é um convênio com o Governo Estadual. O principal objetivo é combater a criminalidade e a violência no Rio Grande do Sul. Para que isso aconteça, municípios e Estado trabalham juntos, cooperando com a troca de informações, sistemas e estruturas tecnológicas.

Para que o município possa assinar o convênio é necessário que exista o Conselho Municipal de Segurança Pública, que em Estrela já existe. No entanto, um órgão foi necessário ser criado para poder aderir ao SIM. A criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foi necessária trazendo benefícios. O GGI vincula vários órgãos de segurança e pode, inclusive, realizar estudos com base nas estatísticas destes dados. “Se estiver acontecendo muito roubo de veículo, o GGI pode, em reunião, decidir que a Brigada Militar e a Polícia Civil deem mais atenção a esse fato”explica Gerson Teixeira, coordenador do departamento de trânsito da Cidade.

Publicidade

Sobre o SIM, a integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinam o termo de cooperação são interligadas ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nas regiões ou municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

De acordo com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, a adesão representa um grande avanço para Estrela, pois permitirá que o município desenvolva uma série de ações para melhorar a segurança pública, criando alternativas em conjunto com o Estado e sociedade para atacar os principais problemas. “Significará mais agilidade e rapidez no atendimento aos cidadãos”, diz.

Sair da versão mobile