Ícone do site São Carlos em Rede

Estrela reabre o Aeródromo Regional do Vale do Taquari

Esta terça-feira, 21, foi de grande alegria, não somente para a população estrelense, como também para toda a região do Vale do Taquari. O Aeródromo Regional que estava fechado há 12 anos foi reaberto em evento realizado nesta manhã. Interditado por problemas técnicos, recentemente sua utilização foi permitida, por meio de portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Uma parceria público-privada será responsável pelos investimentos necessários e a administração do local. Localizado na Linha São José, interior do município de Estrela, a pista com 570 metros possui licitações para ser ampliada em 400 pontos, há também um projeto que deve ser aprovado para permitir a construção e concessão de mais quatro hangares.

Publicidade

Para a região, o aeródromo significa possibilidade de grande desenvolvimento. A partir de agora Estrela pode receber, por exemplo, voos que facilitam a doação de órgãos. Para o Secretário do Desenvolvimento e Planejamento do Município, Paulo Fink, este é um grande passo para todos, “é uma porta aberta hoje para todo o Brasil conhecer a riqueza do Vale do Taquari”.

Publicidade

“Ninguém mais quer voar até Porto Alegre, ter que pegar o carro e andar mais uma hora e meia para poder ver o que o Vale tem para oferecer”, explica Fink. Ganhou destaque durante o evento também o grande envolvimento que a gestão de toda a região do Vale do Taquari teve durante o processo de reativação da pista.

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann falou sobre a importância das parcerias com o setor privado: “para mim, a maior satisfação é que aqui temos o que é mais moderno na gestão publica, que é a parceria público-privada. Ou seja, é o poder público entrando com todo trabalho burocrático e os empresários investindo para que a coisa efetivamente aconteça”, ressalta. Demais autoridades presentes também tiveram seu momento para expressar a alegria em reabrir o Aeródromo.

Durante o tempo que esteve interditado, o aeródromo recebeu melhorias básicas de pintura de marcos da pista, sinalização vertical e cercamento apropriado. Agora, além da ampliação da pista e a construção de novos hangares, está também a implantação de um Parque de Abastecimento.

Autoridades do município prestigiam reabertura do Aeródromo. (Foto: Júlia Amaral)
Sair da versão mobile