Estrela está em situação de alerta com o mosquito Aedes aegypti

Todo o verão a proliferação do mosquito Aedes aegypti é uma preocupação para a população. O município de Estrela procura combater essa epidemia com orientação aos seus munícipes. Desde novembro, mais de 400 casas já receberam a visita dos agentes de endemias, da Secretaria de Saúde, com orientações de como manter o seu pátio limpo e livre das larvas dos mosquitos.

Destas visitas foi constatado que cinco bairros da cidade estão em situação de alerta.

Não há casos de contaminação que aconteceram em Estrela, mas Carmen Hentschke, da vigilância de saúde, alerta: “A pessoa pode retornar de uma vigem de férias com sintomas de algumas dessas doenças – transmitidas pelo Aedes aegyti -, daí o nosso mosquito aqui, pode picar uma pessoa que está com o vírus e começar a contaminação na Cidade”.

Leia mais: Estrela mantém ações permanentes de combate ao Aedes aegipty

Leva cerca de 10 dias a uma semana para que a larva possa eclodir e virar o mosquito transmissor da doença. Por isso, é importante que “todos os moradores façam essa vistoria semanalmente no seu pátio”, ressalva Carmen.

As ações que podem ajudar no combate são simples, mas de extrema importância. As agentes salientam que a atenção deve ser redobrada nesta época do ano, pois com os dias quentes e devido há ocorrência de chuvas cria-se um ambiente propício para o surgimento dos criadouros.

Mais informações pelo telefone (51)3981.1136.

Carmen Hentschke, funcionária da vigilância e saúde do Município, concedeu entrevista a rádio Sorriso. (foto: Júlia Amaral)