Estrutura para a vacinação contra a COVID-19 em São Carlos começa a ser montada

Vacina chegando....

A vacinação em São Carlos contra a COVID-19 já vem sendo preparada pela Prefeitura Municipal. A reportagem apurou nesta quinta, 14, que a administração trabalha com a possibilidade de se ter postos chamados de volantes para a imunização, bem como horário estendido nos locais onde a vacina for oferecida, tudo com o objetivo de alcançar rapidamente o maior número de pessoas possíveis. Pelo que conseguimos descobrir há expectativa de que São Carlos usufrua da Coronavac, vacina contra o Coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Baseada na população de São Carlos em torno de 254 mil habitantes (IBGE, 2020), a Prefeitura já sabe que precisará de pelo menos 43.435 doses de vacina para a primeira fase de imunização contra a COVID-19 de seus grupos prioritários.

Segundo a informação da administração municipal serão 9.507 doses para profissionais de saúde e 33.928 doses para a população acima de 60 anos.

A reportagem também apurou que não há necessidade de aquisição de seringas e agulhas por parte do município, pois o estado repassará esses insumos juntamente com a vacina. O prefeito Airton Garcia quer iniciar a vacinação junto como o governo estadual em 25 de janeiro. Hoje, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que pretende começar a vacinação em âmbito federal no dia 20.

A Prefeitura promete apresentar detalhes oficiais do Plano de Imunização Municipal assim que a data de início da campanha e os insumos chegarem para o município.