Estudantes do Sebastião de Oliveira Rocha são vencedores nacionais da 8ª edição do Solve For Tomorrow

Os alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha foram os vencedores da 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil. Com um projeto de produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, a equipe ficou em 1º lugar na categoria de vencedores nacionais. A seleção foi feita por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, do Cenpec (responsável pela coordenação geral do programa no Brasil), especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais de educação, ciências e tecnologia.

O protótipo chamado de Tecnologia Escolar Sustentável Ligada ao Arduino foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o desperdício de alimento em ambiente escolar. Para resolver a demanda da escola onde estudam, os alunos criaram um biodigestor que transforma o alimento descartado em biogás, que pode então ser utilizado no fogão da escola. Os estudantes desenvolveram ainda uma calculadora para ajudar as merendeiras a preparar a quantidade adequada de alimentos para evitar o desperdício.

“Ficar em primeiro lugar foi maravilhoso. Nós temos trabalhado muito desde o começo do ano para produzir esses biodigestores e o resultado foi realmente muito satisfatório. Os alunos estão em êxtase porque sabem que esse prêmio é uma conquista enorme e, para eles, isso é fantástico. Agora é colher os frutos disso e aproveitar o reconhecimento desse trabalho, que foi um tanto desafiador para os envolvidos”, explica Barbara Guedes Rodrigues, que é professora de química e orientadora do grupo.

Para apresentar projetos consistentes e inovadores, os alunos contaram com mentorias oferecidas pela equipe do programa, de forma a guia-los no processo de desenvolvimento de seus protótipos e alcançar o máximo potencial por meio do conhecimento adquirido em sala de aula. Além da equipe de São Carlos, também foram premiados alunos do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná.

“O potencial dos jovens brasileiros que já passaram pelo Solve For Tomorrow é realmente inspirador. Os alunos de São Carlos apresentaram um protótipo capaz de solucionar o problema que é o desperdício de alimento. Desde sua criação, o Solve for Tomorrow visa estimular os alunos a desenvolverem sua criatividade e criarem soluções para problemas reais. E para nós, da Samsung, é muito gratificante ver esse objetivo sendo alcançado”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Exemplos como o deste projeto nos mostra como estamos no caminho certo ao fomentar a pesquisa e a ciência por meio do Prêmio Respostas para o Amanhã. Quando oferecemos oportunidades de fortalecimento de ações educativas, vemos como elas podem gerar grandes frutos não só aos(às) estudantes, mas também às suas comunidades, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais de nosso país”, afirma Ana Cecília Arruda, coordenadora de programa e projetos do Cenpec.

Premiação Solve For Tomorrow

Os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.

Já os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Sobre o Cenpec

O Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que constrói equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Fundado em 1987, o Cenpec contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Conheça mais sobre o trabalho do Cenpec em: www.cenpec.org.br.