Eventos no Observatório da USP São Carlos neste final de semana

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 12 de janeiro, será sobre o tema: “O que vai chover hoje?”
O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas. O palestrante será Flávio Alexandre Imamura da equipe do Observatório.
Nem todos os planetas do sistema solar e fora dele agem da mesma maneira. Na Terra temos nossa própria atmosfera com suas próprias características, sendo uma delas a chuva, mas e em outros planetas? O que chove neles?
A Sessão Astronomia desta semana vai abordar o tipo de chuva em outros corpos celestes e como são formadas.
A palestra acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.
——————
Observando o Sol no Domingo Solar
Neste domingo, 13 de janeiro haverá no Observatório mais uma edição do Domingo Solar. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece pela manhã, entre 10 e 12 horas.
O Domingo Solar é uma grande oportunidade, aberta a toda a comunidade, de observar o Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público, permitindo que se tenha uma visão da sua camada atmosférica mais brilhante – a fotosfera. Também é possível observar algumas estruturas em forma de arco ou de penachos – as protuberâncias – que podem ser vistas com um filtro especial chamado H-alfa. Na sala solar, a decomposição da luz do Sol em uma faixa multicolorida – o espectro solar – permite ter uma ideia da composição química do Sol. Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês.
Importante: nunca olhe diretamente para Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.
O Domingo Solar acontece nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.