Ex-levantadora da Seleção Brasileira de Vôlei participa do Dia do Desafio em São Carlos

Fofão foi gigante nas quadras

Uma tarde diferente para os alunos das escolas municipais. Eles participaram de uma aula de vôlei aberta com a ex-jogadora de vôlei, Fofão (Hélia de Souza Pinto). A atleta contou que começou a praticar o voleibol com 8 anos e mesmo com poucas condições financeiras, não desistiu dos seus sonhos. Passou por várias equipes e foi convocada para a Seleção Brasileira com 19 anos.

“É preciso de incentivo e da nossa própria força de vontade, isso é o mais importante. As coisas aparecem de uma maneira, mas podemos modifica-las e contar a nossa própria história”, disse Fofão para as crianças.

Ela é a única mulher do vôlei brasileiro a participar de 5 Jogos Olímpicos conquistando 3 medalhas, sendo duas de bronze e a inédita de ouro em Pequim em 2008.

“O esporte transforma a criança. A partir do momento que você começa a praticar o esporte você aprende valores que serão levados para a vida toda, entre eles, o respeito, a educação, a disciplina. Com esses valores, elas serão pessoas melhores. Eu acredito que essa é a grande magia do esporte”, finalizou a atleta.

A atividade fez parte do Dia do Desafio, uma parceria do Sesc São Carlos com a Prefeitura e foi realizada noCentro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas (CEMEAR), localizado na Estação Comunitária do Jardim Gonzaga. No total participaram cerca de 500 alunos do projeto CEMEAR e das escolas municipais Janete Martinelli Lia, Julien Fauvel, Victório Rebucci e Santo Piccin.

FESC – No período da manhã, o Dia do Desafio, disputa realizada em mais de três mil cidades brasileiras e em países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Hondu­ras, Nicarágua, Peru, República Domini­cana, Uruguai e Venezuela, reuniu centenas de pessoas no Campo do Rui, localizado na Fundação Educacional São Carlos (FESC) na Vila Nery.

Jovens, adultos e a terceira idade se exercitaram monitorados por técnicos de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura. A atividade física começou com uma caminhada e depois com muita música e diversão foram realizados exercícios de alongamento. A atividade reuniu alunos dos grupos do Serviço de Orientação a Atividade Física (SOAF) e da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), além das pessoas que já utilizam o local para realizar exercícios físicos.

Nesta 25ª edição do Dia do Desafio a cidade de São Carlos concorreu com a cidade de Cerro (Cuba).