Exames de urgência e emergência estão sendo realizados nas UPAS de São Carlos

Exames nas UPAS

A coleta está sendo realizada pelos servidores das unidades e o material é encaminhado para laboratório credenciado

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (05/10) a coleta de exames laboratoriais diretamente nas unidades de pronto atendimento: UPA Vila Prado, UPA Santa Felícia e UPA Cidade Aracy.

Essa é a primeira vez que exames de urgência e emergência são coletados nas próprias unidades. Mais de 100 profissionais das UPAS passaram por um treinamento operacional em consonância ao protocolo sanitário de medidas de prevenção ao novo coronavírus. Também estão sendo instalados novos computadores e a equipe do laboratório credenciado continua acompanhando o início desse processo que foi pensado para respaldar o diagnóstico de pacientes e agilizar o atendimento.

“São 11 tipos de exames entre eles hemograma, CKMB, troponina, ureia, creatinina, sódio, potássio, TGO, TGP, amilase e PCR total quantitativo. Com isso também desafogamos a Santa Casa já que esse paciente não será transferido para o hospital para fazer a coleta desses exames”, explica Marcos Palermo, secretário de Saúde.

A previsão de investimento por parte do município é de R$ 65 mil por mês, porém a demanda não é fixa, portanto não existe uma quantidade máxima pré-estabelecida.