Explosão: Araraquara tem 610 casos positivos de COVID em 24h

Cuidado com a covid

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 610 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 54,17% de 1.126 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 75,22%.

Nesta data, a Rede SUS contabilizou 514 testes em sintomáticos, dos quais 367 foram positivados, sendo 5 de outros municípios, e 351 testes em assintomáticos, com 27 positivados.

Portanto, Araraquara soma 74.815 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 1.764 permanecem em quarentena e 72.360 já saíram. Uma amostra aguarda resultado.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.


Hoje, 40 pacientes estão internados; 36 estão em enfermaria, sendo 32 confirmados e 4 suspeitos, e 4 confirmados estão em UTI.


Dos 40 internados, 31 são moradores de Araraquara e 9 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (3), Borborema (2), Ibaté (1), Motuca (1), Pirassununga (1) e Ribeirão Preto (1).

Hoje, a Santa Casa tem 10 pacientes, o Hospital São Paulo tem 10 pacientes, o Hospital São Francisco tem 3 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 5 pacientes e o Heab tem 12 pacientes.


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 88% de leitos de enfermaria e 22% de UTI.


O município registrou, até o momento, 691 óbitos decorrentes de Covid-19.

Um óbito ocorrido em maio foi notificado somente na data de hoje. Trata-se de uma idosa de 95 anos, com comorbidades, que faleceu no dia 24 de maio na casa de repouso particular onde residia.

E o óbito registrado nas últimas 24 horas é de um idoso de 93 anos, com comorbidades, que foi internado em unidade da rede privada no dia 29 de maio.


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.


Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.