Fábrica da VW em São Carlos conquista mais uma certificação

Eficiência na fábrica

A fábrica de São Carlos da Volkswagen do Brasil recebe mais um reconhecimento sobre sua eficiência no uso de energias (elétrica/gás natural/diesel) e em seus processos. A unidade acaba de conquistar a certificação inédita ISO 50001:2011 de seu SGE (Sistema de Gestão de Energia), que visa a melhoria contínua do desempenho energético, contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

O reconhecimento ambiental se soma a outro título recentemente conquistado pela unidade: a fábrica de motores acaba de ser eleita a mais eficiente em Montagem, pelo Programa SPEED+, que avalia todas as unidades de componentes do Grupo Volkswagen, mundialmente.

A certificação de São Carlos segue a norma internacional ISO 50001, que comprova que a fábrica já tem um padrão eficaz do ponto de vista energético. E, ao mesmo tempo, reconhece que a unidade torna seus processos cada vez mais eficientes em relação ao uso da energia. A conquista ocorreu junto com a auditoria que aprovou a manutenção da ISO 14001:2015, do seu Sistema de Gestão Ambiental.

A unidade implementou 45 ações de melhorias energéticas que resultaram em uma economia de 6,307 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio de 3.347 residências por ano, com base no consumo médio anual residencial de 1.884 KWh/ano da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“A fábrica de São Carlos vive um momento de conquistas importantes. A certificação da ISO 50001 demonstra o compromisso da Volkswagen com o meio ambiente e o prêmio SPEED+ deixa clara a qualidade, competitividade e eficiência dos nossos processo de produção”, destacou o Plant Manager da unidade, Marcus Gorisch.

Com a certificação da fábrica de São Carlos, todas as unidades produtivas da Volkswagen do Brasil passam a contar com o ISO 50001.  As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté, e São José dos Pinhais certificaram seus Sistemas de Gestão de Energia em 2018.

Confira as principais ações da fábrica de São Carlos para economizar energia

• Troca de 12 motores para o funcionamento de máquina do processo produtivo,  com redução do consumo de 28,6 MWh/ano

• Implementação de sistema de reuso de água, com redução do consumo de 353.040 m³/ano

• Utilização de iluminação natural nas áreas produtivas

• Compra de energia a partir de fonte 100% renovável

• Zero emissão de carbono

Vantagens com a implementação da ISO 50001

Comprova que a empresa tem um padrão eficiente no uso de energias.

Contribui de forma sistemática com a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

Ajuda a empresa a ter processos cada vez mais eficazes do ponto de vista energético.

Possibilita uma visão clara do status atual de uso e consumo de energia, tendo como base os objetivos energéticos da companhia.

Define e prioriza a implementação de novas tecnologias e medidas energeticamente mais eficientes.

Fornece uma estrutura para promover a eficiência energética em toda cadeia de Suprimentos.

Define metodologia para comparar, medir, documentar e comunicar o uso da energia.

Otimiza a utilização dos equipamentos que consomem energia, identificando oportunidades para reduzir custos de manutenção ou expandir a capacidade.

Demonstra aos stakeholders (públicos de relacionamento) o compromisso para cumprir as melhores práticas de proteção ao Meio Ambiente.