Falece José Roberto Gonçalves da Silva, um dos fundadores da UFSCar

Texto de Roberta Salgado G. da Silva

“Houston, we have a problem”, José Roberto Gonçalves da Silva se foi. Era o mais velho de seis irmãos. Saiu de casa aos 17 anos para estudar em São Carlos e se preparar para o vestibular. Entrou no curso de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo e adotou São Carlos como sua cidade para viver até o fim de seus dias. Mestre em Engenharia Mecância pela Universidade de São Paulo, viveu nos Estado Unidos por cinco anos, onde realizou o Doutorado e o Pós-doutorado na Rice University, lá teve sua primeira filha, há 50 anos. Foi um dos fundadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do primeiro curso de Engenharia de Materiais da América Latina. Foi o criador do curso de pós-graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar. Autor da definição de Engenharia. Professor Emérito da UFSCar. Professor convidado da Rice University. Seu trabalho intelectual em engenharia é citado em inúmeros artigos científicos internacionais desde 1976 até hoje.

Na infância ajudava a avó Julia a cuidar da horta e gostava do quintal da casa dela. Sempre foi bom aluno, era o primeiro da turma. Acompanhava o pai nas pescarias no Rio Mogi Guaçu, época em que começou a tomar gosto por peixes. Ele se preocupava com o conforto da mãe.

Como pai era justo, sensível, zeloso e se dedicou à família sua vida inteira. Era meticuloso nos ensinamentos, amava de um jeito próprio, era um contador de histórias. Sempre possibilitou a abertura de horizontes pessoais e profissionais. Era interessado na educação das filhas, que influenciadas pela sua sabedoria, também se tornaram professoras univeristárias como ele. Adotou como filhos, o neto Frederico e sua esposa, Giovanna, bem como o genro Rafael. Foi homenageado pela família quando completou 50 anos de casado com Sonia Mara.

Como avô ele era engraçado, divertido, legal, carinhoso, amoroso e atencioso. Com a bisneta, gostava de assistir desenhos e filmes infantis, jogava futebol e basquete e também brincava com o cachorro. Carinhoso ao chamar a Isadora de miúda e sempre a convidava para tomar um picolé. E era fã de personagens infantis como a Vampirina, Pepa Pig, Pumba, Rei Leão, Lady Bug e Banguela. Depositou toda a confiança no neto mais velho para que ele cuidasse de tudo o que era seu e de sua família. Netos e netas retribuiram tudo o que recebram e cuidaram dele com dedicação nos últimos anos, quando ele começou a adoecer.

Gostava de comer peixe, camarão, lasanha, churrasco, torresmo a pururuca, mix de castanhas e sopa instantânea de copo. Já a berijela ele brincava dizendo que a “colocava em cima do muro e lhe dava um peteleco”, pois não gostava. Entre os doces: sorvete, pudim de leite, ambrozia e bolos de aniversário. Às vezes bebia apenas licor, seus preferidos eram Cacau e Contreau.

Era um educador que estendia seu ensinamentos de vida e da universidade para o lar. Ajudou a formar grandes professores e pesquisadores no curso de Engenharia de Materiais. Gostava de ouvir notícias locais no rádio. Era fâ de futebol e torcedor fervoroso do Corinthians. Gostava de falar bastante, fazer rimas e cantarolar. Tinha boas tiradas e piadas infâmes. Cabelo penteado, estava “sempre cheiroso e gostoso”, como ele mesmo dizia. Toda manhã chegava na cozinha dançando, feliz por acordar bem.

Pertenceu à Associação dos Engenheiros e Agrônomos de São Carlos. Maçom, foi membro da Loja Maçônica Verdadeira Luz. É cidadão Araraquarense pela Câmara Municipal de Araraquara e cidadão Sãocarlense pela Câmara Municipal de São Carlos. Foi o homenageado no Projeto Praça dos Professores pelo Rotary Club de São Carlos – Pinhal, com o plantiu de uma árvore. Contribuiu para o livro “Memória: Heróis de 66, turma José Mário Antunes Fernandes”, organizado por Mário Izumi Saito, sobre a turma da faculdade de engenharia, quando ingressaram, em 1966.

Quando mudou-se para o Jardim Cardinali, foi o primeiro presidente da Associação de Bairro, prezando pela segurança, iluminação e arborização.

Amava os animais e a natureza, criou vários cachorros: Zuza, Duque, Fritz, Zeca e Oziris. E uma jabuti, a Filó. Cultivou um grande pomar e hortas em sua casa, à exemplo da casa de sua avó Julia.

Saudades Eternas