Ícone do site São Carlos em Rede

Famílias buscam CRAS Estrela para viabilizar o kit para TV digital

O sinal analógico de televisão será desligado em Estrela, assim como em todo o País, no dia 31 de janeiro. Desta forma, quem não possuir os televisores já equipados para captar o sinal digital ou a antena com conversor não conseguirá mais sintonizar os canais.

Pessoas interessadas em receber o kit de antena e conversor do Governo Federal através do programa Seja Digital, que estão dentro dos critérios exigidos, entre eles ter o Cadastro Único (Cad Único), podem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Estrela para viabilizar o processo. A procura tem sido intensa e deve aumentar nos próximos dias.

O programa ganhou atenção especial por parte da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela (Sedesth). Mutirões, inclusive, foram realizados em alguns bairros e localidades como Imigrantes, Marmitt e Nova Morada.

Publicidade

De acordo com Thaís Avila, mobilizadora do Seja Digital que está atendendo no CRAS, a procura das pessoas tem sido maior nos últimos dias. “Apesar dos avisos constantes e que ocorrem há bastante tempo, somente agora as pessoas têm dado a importância ao fato de que podem ficar sem os seus canais de TV favoritos”, diz ela.

“Outra questão é que muitos confundem os critérios. Entre eles, de que é necessário ser beneficiário do Bolsa Família para receber o kit. O que se exige sim é que se tenha Cad Único e cumpra as regras, como ter os documentos em dia”, explica Thaís.

Quem deseja o auxílio pode procurar a Unidade Centro do Cras de Estrela na Rua Tiradentes, nº 478, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, até dia 25 de janeiro.

O aposentado Sérgio Rodrigues (69) foi um dos que buscou o CRAS na manhã desta terça-feira, 16. “Minha TV ainda é boa, estou satisfeito. Só vou esperar para ver se tenho este tenho direito e vou aproveitar”, destacou o morador do Bairro Imigrantes.

Conforme Thaís Avila, o resultado da avaliação sai em até um dia para quem está realizando o Cad Único. Quem o tem há mais tempo já recebe o horário do agendamento para a retirada do kit.

Eduardo Souza (75), do Alto da Bronze, foi outro. “Dinheiro foi investido nisto, se preciso e tenho direito, vou aproveitar. Mas muitas pessoas não o vão porque ainda não entenderam bem as regras”, avaliou o aposentado.

Conforme Adilson Carvalho Rodrigues, da agência dos Correios de Estrela, são 21 programas sociais do governo federal que podem beneficiar seus usuários com o kit. “A expectativa inicial era entregarmos 2.450 kits em Estrela. Já realizamos a entrega de 2,2 mil unidades. O Cras Estrela tem sido um grande parceiro nosso nesta tarefa”, detalha.

Ele lembra que quem tem interesse de retirar o kit digital pode também fazer um cadastro pelo telefone 147 ou no site do Seja Digital, preenchendo dados como seu número NIS, nome completo, número de telefone e CPF.

Depois disto é feito o agendamento para a retirada dos aparelhos nos Correios, onde também receberão informações sobre a instalação. “Podem nos procurar aqui que até consultamos a situação de cada um. Apenas não vamos é atropelar o agendamento das entregas já existente”, completa Rodrigues.

Sair da versão mobile