Fase Vermelha deve durar até março na Região Central de SP

Região na Fase Vermelha

A Fase Vermelha do Plano SP com apenas os serviços essenciais abertos na região central do Estado poderá durar até o início de março, segundo apuração da reportagem. A expectativa das autoridades é que o percentual de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva com internados contaminados pela COVID-19 recue com a restrição das atividades e isso proporcione o retorno gradual no próximo mês. No dia de ontem, a taxa de ocupação de UTIs no centro paulista era de 86,9%.

Pelas regras do Plano SP, ocupação de UTIs entre 70% e 80% é classificada na Fase Laranja. Acima de 80% é Fase Vermelha, portanto, a região de São Carlos e Araraquara ainda não pode ir para a  Laranja, porém com a abertura de novos leitos, sendo 12 em São Carlos e a promessa de 70 em Araraquara que enfrenta grave crise e ontem entrou em colapso, as autoridades esperam ver alguma melhora em pelo menos 15 dias.

Contudo, a reportagem teve a confirmação de que a situação ainda é muito grave, afinal ontem em São Carlos foram 3 mortes por COVID (124 no total), mais 129 positivos, perfazendo 9443 casos confirmados.

Estão internadas, segundo dados de ontem, 69 pessoas, sendo 33 adultos na enfermaria (27 positivos e 6 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 35 pessoas (35 positivos). Neste momento 1 criança está internada na enfermaria com suspeita da doença. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI/SUS. 19 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos.

Se contabilizarmos somente leito de UTI/SUS adulto (35 leitos no total) o índice fica em 71,4%. Na enfermaria/SUS estão internadas 19 pessoas. Na rede particular 15 pessoas estão internadas na enfermaria e 10 na UTI.

O município conta hoje com 39 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 29 na Santa Casa (25 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). Na próxima quinta-feira (18/02) devem entrar em funcionamento mais 5 leitos UTI/SUS adulto na Santa Casa.