A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira, 12, o quinto relatório de balneabilidade das praias gaúchas. De acordo com o boletim, caiu de oito para seis o número de pontos impróprios no Rio Grande do Sul. Em comparação à semana passada, voltaram a ter condições de banho o Balneário Pedro Osório, de Pedro Osório, e a Praia das Ondinas, de São Lourenço do Sul.
Seguem inapropriados o Balneário Poço das Pedras, em São Francisco de Assis; a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; a Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha; a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; o Balneário Rebelo e a Praia do Pinvest; ambos em Tapes. Todos os pontos impróprios estão localizados em águas interiores. Neste verão, a Fepam está monitorando 79 balneários de 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.
O Projeto Balneabilidade 2017/2018 terá duração de 12 semanas. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados nas sextas-feiras, de 15 de dezembro de 2017 a 02 de março de 2018. As coletas e análises são feitas pela Fepam e pela Corsan.
Aplicativo informa condições de banho
Foi lançado pela Fepam, neste verão, o site e o aplicativo do Projeto Balneabilidade, com informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos, as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço tem o objetivo de facilitar a comunicação com os veranistas.
Pela ferramenta é possível visualizar se as águas estão próprias ou impróprias. Mesmo com a novidade, a Fepam optou por manter as tradicionais placas informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho.
O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, não sendo necessário fazer download em lojas de aplicativos. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site balneabilidade.rs.gov.br e criar o atalho.
No Litoral catarinense, o último relatório aponta que 62,8% das praias de SC estão aptas para banho
Em Santa Catariana, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 12, o segundo relatório de balneabilidade de 2018. No novo levantamento, o número de pontos próprios para banho aumentou de 129 para 135 com relação ao relatório da semana passada, passando de 60% para 62,8%. Ao todo 215 pontos são avaliados.
Em Florianópolis, onde o último relatório acendeu um alerta vermelho por conta da situação de balneários movimentados nesta época do ano, também foi registrada melhora em pelo menos 10 pontos, que passaram de impróprios, para próprios, como é o caso de Jurerê. Na semana passada todos os seis pontos da região estavam impróprios, mas agora apenas um está nessa classificação. Já em Canasvieiras, região onde oito pontos são analisados, quatro seguem impróprios. No último relatório, todos os oito pontos estavam nessa condição. Para ter acesso completo ao relatório, acesse aqui.
Fonte: Fepam e Fatma
Foto: Divulgação/Fepam