São Carlos sediará o 14° encontro de Ferreomodelismo

Ferreomodelismo em São Carlos
Ferreomodelismo em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, através da Fundação Pró-Memória e com o apoio da Associação São-Carlense de Ferreomodelismo (ASCFer) realiza no sábado (16/09) e no domingo (17/09), a partir das 10h, na Plataforma da Estação Ferroviária, o 14º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos.


Com entrada franca, o evento já é tradicional e traz exposições de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação.


O evento atrai visitantes e reúne dezenas de expositores de São Carlos e região, que apresentam suas maquetes e compartilham histórias e conhecimento com os entusiastas do ferromodelismo.


Em São Carlos evento faz parte do calendário oficial do município desde 2008 por meio da Lei 14.523/08 de autoria do então vereador Lineu Navarro.

Ferreomodelismo em São Carlos
Ferreomodelismo em São Carlos

O que é o Ferreomodelismo?

O ferromodelismo, também chamado no Brasil de ferreomodelismo, é um hobby que reproduz em modelos o sistema ferroviário. O primeiro conjunto comercial desse modelismo foi feito pela empresa alemã Marklin, em 1891.


Os modelos são feitos em várias escalas, ou seja, proporções em relação ao tamanho original dos equipamentos ferroviários. Uma escala muito usada é a HO (1:87). Uma locomotiva HO tem, de modo geral, 50 mm de altura e 100 mm de comprimento, porém nesta edição os visitantes poderão ver uma maquete modular de 70 metros, uma das maiores do país.

O ferreomodelismo é um hobby que envolve a construção, coleta e operação de modelos reduzidos de trens e ferrovias. É uma forma de recriar em escala reduzida a operação ferroviária real e muitas vezes inclui a construção de maquetes detalhadas que representam paisagens, cidades e estações ferroviárias. Os entusiastas do ferreomodelismo geralmente se dedicam a replicar com precisão locomotivas, vagões, trilhos, sinalização e outros elementos relacionados a ferrovias.

Existem diversas escalas no ferreomodelismo, cada uma com seu próprio nível de detalhamento e tamanho. Alguns exemplos de escalas comuns incluem HO (1:87), N (1:160), O (1:48) e G (1:22,5), com HO sendo uma das mais populares devido à sua combinação de detalhamento e tamanho gerenciável.

Os ferreomodelistas costumam investir muito tempo e esforço na criação de layouts de ferrovias complexos e realistas, incluindo paisagens, árvores, edifícios e até mesmo cenários em miniatura para dar vida às suas criações. Além disso, muitos também gostam de operar seus trens em sistemas controlados por computador para simular situações de operação ferroviária realista.

O ferreomodelismo é um hobby versátil, que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades, e permite que os entusiastas explorem sua paixão pela história ferroviária, engenharia e design. Também é uma forma de arte criativa, pois envolve a construção de cenários e maquetes altamente detalhados.

Leia mais:

Moto colide na traseira de carro na SP 215