45ª Festa do Figo movimenta Nova Petrópolis

A comunidade da Linha Brasil, localidade de Nova Petrópolis, recebeu neste final de semana a 45ª Festa do Figo. A festa integra o calendário oficial de eventos de Nova Petrópolis e do Rio Grande do Sul. Mais de 15 mil pessoas compareceram ao maior evento do interior do município.

A 45ª Festa do Figo contou com a comercialização da fruta in natura e de produtos a base de figo, como cristalizado, compota, schmier, licor e cuca. Além disso, houve comercialização de outras frutas e verduras, produtos coloniais, bolinho de batata, chopp e muito mais.

Houve ainda a exposição de máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato, flores, entre outros.

O prefeito da cidade Regis Luiz Hahn (PP) destacou a importância do cooperativismo para que o evento acontecesse “A gente tem que dar as mãos pois, assim, nos fortalecemos e encaixamos nesse espírito de cooperativismo e socioativismo. É preciso deixar a disputa de beleza de lado e fazer o bem sem olhar a quem. Esquecer o ego e pensar no bem da comunidade”, destacou Hahn.

As apresentações culturais e a Banda Eccos animaram a comunidade e visitantes no sábado, (03). O Festival de Bandas, realizado domingo (04) a partir das 14h, também mereceu destaque na programação pela participação de La Montanara, Barbarella, Bom de Baile e Musical JM.

As soberanas da 45ª Festa do Figo, Rainha Isabele Jung Scariot e as Princesas Fabiana Bauer e Saionara Luana Schons Machado foram as anfitriãs do evento que valoriza o trabalho do produtor rural, oferecendo-lhe oportunidade de expor seu produto.

A Festa do Figo coroa a produção da fruta, que é extremamente representativa no município, sendo a terceira frutífera mais importante em Nova Petrópolis.

A cidade possui 70 produtores familiares de figo, responsáveis pelo cultivo de mais de 400 toneladas por ano, em mais de 42 hectares. As localidades de Linha Araripe e Linha Brasil, ambas situadas ao longo da RS 235 em Nova Petrópolis, destacam-se no cultivo da fruta e, de forma alternada, realizam, anualmente, a Festa do Figo.

Os produtores de Nova Petrópolis cultivam basicamente as variedades pingo de mel, negrito e roxo de valinhos. A variedade pingo de mel, cultivada em menor escala, apresenta uma coloração amarelada, fruto pequeno, rusticidade e alta produtividade.

Já o negrito possui formato alongado, coloração roxa, rusticidade e alta produtividade, sendo a mais plantada no Município e excelente para o consumo in natura. Enquanto a variedade roxo de valinho, apresenta fruto grande, coloração roxa, alta produtividade, menos rusticidade, requer poda anual e é mais produzida no Município em função da alta procura pela indústria.

A 45ª Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil; conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café e patrocínio de Banrisul, Sicredi, Cooperativa Piá. A edição 2018 foi realizada na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, na RS 235, Km 14.

Colaboração: Luis Henrique Caldeira