Fotógrafos captam passagem do Cometa NEOWISE por São Carlos

Nos céus de São Carlos

Gentilmente, os talentosos fotógrafos Pedro Fatore e Will Veltroni, conseguiram captar na área rural de São Carlos o Cometa NEOWISE. As imagens são espetaculares!

O Cometa NEOWISE é um cometa retrógrado de longo período com uma trajetória quase parabólica descoberto em 27 de março de 2020 pelo telescópio espacial NEOWISE como um objeto de 17ª magnitude localizado a 2 UA (300 milhões de km; 190 milhões de milhas) de distância do Sol e a 1,7 UA (250 milhões de km; 160 milhões de milhas) de distância da Terra. A partir do dia 31 de março alguns observatórios situados na superfície da Terra passaram a acompanhar o cometa.

Em julho de 2020, ele estava brilhante o suficiente para ser visível a olho nu. É um dos cometas mais brilhantes do hemisfério norte desde o cometa Hale-Bopp, em 1997. Sob o céu escuro, pode ser visto claramente a olho nu, e pode permanecer visível a olho nu durante a maior parte de julho de 2020.

Até 23 de julho, à medida que o cometa se afasta do Sol, ele se aproxima da Terra. Em 24 de julho, o cometa tinha cerca de magnitude 4, mas são necessários binóculos perto de áreas urbanas para localizar o cometa.

Agradecemos ao Pedro Fatore e ao Will Veltroni por cederem as imagens e o parabenizamos pelo belíssimo trabalho!