NOTA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO:
O Colegiado Executivo do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informa que, nesta quinta-feira (29), há uma paralisação dos empregados que têm vínculo com a Ebserh como parte das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Todos os esforços da gestão estão empenhados em busca da redução dos impactos na assistência à saúde, readequando as escalas e remanejando equipes para manter os serviços em funcionamento. Os atendimentos de exames, ambulatório, internação, urgência e emergência estão mantidos. Em relação à UTI, as vagas ofertadas estão sendo reavaliadas e a admissão de novos pacientes, por hora, está suspensa.
Entenda o Acordo Coletivo de Trabalho Ebserh
A Ebserh esclarece que o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com as entidades sindicais teve mais de 20 rodadas e ofertas de aumentos feitas pela empresa, porém sem que se chegasse a um consenso. Diante do impasse nas negociações, a Ebserh peticionou no dia 10 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), pedido para análise dos ACT’s em curso, requerendo o julgamento imediato do dissídio coletivo, inclusive quanto aos ACTs em aberto, visando a resolução do fato.
Com o início das manifestações, fica ainda mais clara a vontade dos empregados, semelhante à da Ebserh, em uma resolução rápida. Nesse momento de impasse, o melhor formato para uma resolução célere é o julgamento no TST. A Ebserh já havia solicitado ao TST, no dia 10 de agosto, requerendo o julgamento imediato do dissídio coletivo, visando a resolução do fato.
Com a concordância recente das entidades sindicais para o TST com a apreciação das cláusulas econômicas, a Ebserh peticionou, nesta quarta (28), solicitando julgamento imediato do dissídio.