Fundação Pró-Memória mostra que rua Orlando Damiano já teve um hospital para portadores de hanseníase

Da Fundação Pró-Memória 

HOSPITAL DOS LÁZAROS E VILLA HANSEN

A criação do Hospital dos Lázaros e Villa Hansen aconteceu em 7 de julho de 1907. a colônia pretendeu criar um espaço para os portadores de hanseníase (conhecido então como lepra) fora da área urbana. A iniciativa foi da Associação Protetora dos Morpheticos/Sociedades dos Lázaros, sob presidência do odontólogo Luiz Brandão.

A colônia ficava localizada na atual Rua Orlando Damiano, conhecido por muito tempo como Rua do Lazareto, nos altos da vila Nery e correspondia a área do atual Tiro de Guerra – inicialmente, a partir da década de 1950, a área foi ocupada pela Escola Superior de Educação Física que, mais tarde, mudou-se para a o Campo do Ruy.


Os prédios, incluindo 5 pequenas casas e uma capela. Segundo relatos, as pessoas temiam ir até os prédios, então deixavam doações no portal da Villa. Nos anos 1930 a instituição foi extinta e, anos depois, os prédios foram demolidos.

Fontes: História da saúde em São Carlos, de Maria Lúcia Teixeira Machado; Almanack Annuario de S. Carlos: 1928; São Carlos na esteira do tempo, de Ary Pinto das Neves.

Imagem: Luiz Brandão e a Villa Hansen. Almanack Annuario de S. Carlos: 1928.