Futebol de mini robôs: grupo da USP São Carlos é campeão brasileiro

Futebol de mini robôs: USP São Carlos conquista título

Warthog Robotics ficou em primeiro lugar na categoria futebol mini físico da RoboCore Experience, maior competição brasileira de combate de robôs, realizada durante a 15º Campus Party Brasil; Futebol de mini robôs é um sucesso

Três pequenos robôs construídos por estudantes da USP, em São Carlos, jogaram um bolão no maior campeonato de futebol de mini robôs da América Latina, a RoboCore Experience (RCX/2023). Programados para disputar a bola de forma autônoma, ou seja, sem nenhuma intervenção humana, eles conquistaram o primeiro lugar na categoria futebol mini físico (very small size), levando o grupo Warthog Robotics ao topo do pódio no último dia 30 de julho, durante a Campus Party Brasil, evento que sediou a competição.

Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e ao Centro de Robótica de São Carlos (CROB), o Warthog Robotics é um dos maiores grupos de pesquisa e extensão em robótica do Brasil, composto por estudantes de graduação e de pós-graduação do campus da USP, em São Carlos. No total, 19 membros do grupo participaram da RoboCore Experience (confira a relação de participantes no site do ICMC), em que o time campeão venceu a partida final por 9 a 3, contra a equipe da Escola Politécnica da USP. Os robôs de São Carlos alcançaram 100% de aproveitamento na competição, marcando 86 gols, e sofrendo apenas 19 durante as sete partidas disputadas, provando que o futebol de mini robôs de São Carlos é um grande sucesso.

Equipe que participou do campeonato de futebol de mini robôs consegue grande resultado
Equipe que participou do campeonato de futebol de mini robôs consegue grande resultado

Futebol de mini robôs: 96 equipes disputaram o torneio

Segundo os organizadores da RoboCore Experience, o campeonato de futebol de mini robôs reuniu 547 robôs de 96 equipes de sete diferentes países como França, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, Filipinas e Paraguai, divididos em 21 categorias de variados segmentos, entre eles combate, hockey e futebol. A competição foi um dos grandes atrativos da Campus Party, que aconteceu no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, de 26 a 30 de julho.

Sob orientação dos professores Ivan Nunes, da EESC, e Roseli Romero, do ICMC, a equipe ressalta que o título só foi possível graças ao apoio e suporte proporcionados pelas instituições, que providenciaram estrutura, orientação e, principalmente, acesso ao conhecimento necessário para participar da competição. “Isso possibilitou ao grupo atingir o topo no cenário nacional de robótica. Devido às pesquisas, trabalhos e estudos desenvolvidos nessas instituições, o Warthog Robotics consegue aplicar o que há de mais inovador em robótica nacional e mundial”, comemora o coordenador da equipe, Rafael Lang.

O time de futebol de min robôs prossegue, agora, com a preparação para a Copa Latino-Americana de Robótica (LARCque ocorrerá em Salvador, na Bahia, de 7 a 12 de outubro. Além de concorrer novamente na categoria futebol mini físico (very small size), o Warthog competirá em duas outras modalidades: futebol de robôs small size, em que é o atual vice-campeão; e @home, na qual a equipe conseguiu quatro vice-campeonatos e um título nos últimos seis anos.

Futebol de mini robôs: USP São Carlos conquista título

Leia mais: Recapeamento em São Carlos chega ao Jardim SP