Governo Airton passa usar o Facebook para explicar ações da Prefeitura

Helena concedeu entrevista

A reestruturação administrativa foi o tema da primeira transmissão do PrefAOVIVO, um novo projeto da Prefeitura de São Carlos iniciado nesta quarta-feira (16), com uma entrevista coletiva ao vivo transmitida via facebook. O novo produto visa ampliar a comunicação institucional da Prefeitura com a comunidade e imprensa. O objetivo é fortalecer o relacionamento da administração com a população em geral, com informações relevantes e pontuais.

Durante pouco mais de 30 minutos, a secretária de Gestão de Pessoas, Helena Antunes, explicou a reestruturação administrativa e respondeu os questionamentos da imprensa. Para ela, a iniciativa da conversa ao vivo é bastante interessante. “Quando a Secretaria de Comunicação trouxe a proposta do projeto PrefAOVIVO, eu achei extremamente interessante porque a Prefeitura tem algumas secretarias que não estão em contato com os munícipes. E às vezes as questões aparecem externamente um pouco distorcidas, um pouco diferente do que aquilo que é na realidade. Vamos procurar esclarecer da melhor forma possível, todas as questões levantadas”, disse a Secretária.

Helena Antunes começou a entrevista explicando como a reestruturação foi organizada atendendo ao pedido da gestão para a criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.  “Foi feito uma mudança de forma que alguns setores da Prefeitura fossem atendidos para dar mais eficácia ao trabalho. Procuramos criar o menor número possível de cargos e melhorar as condições das secretarias. Pontuamos as prioridades que atendessem a todos. Dentre elas destacamos: reforçar a Secretaria Municipal de Fazenda naqueles pontos que afetam a todos que e é a licitação. Assim, criamos uma estrutura que desse suporte a questão toda de compras e licitações que será completamente alterada. A outra prioridade foi criar um suporte administrativo na Secretaria de Educação que é uma das maiores. E a terceira, na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, pasta muito prejudicada com a extinção de alguns cargos entre 2014/2015, com a criação de algumas diretorias. As outras alterações foram pequenas em algumas secretarias”, contou Helena Antunes.

Sobre os cargos de diretores de escolas, Drª Helena explicou que será realizado um concurso e que a pedido da Prefeitura de São Carlos, o Ministério Publico deu prazo até 30 de junho de 2019 para a regularização dos cargos. “A própria Prefeitura antes de ser acionada pelo MP vinha estudando a questão dos diretores de escolas não serem cargos de confiança, inclusive, discutindo com os professores, de forma bastante democrática, com a aprovação em assembleia e participação deles na construção do projeto”, conta.

Sobre contratação de novos funcionários, Helena foi enfática. “Tenho uma visão diferenciada em relação à contratação de pessoal. Na minha visão contratar não é solução. Contratar é solução quando é necessário. E para ser necessário, você tem que identificar. Primeiro temos que nos reorganizar internamente e identificar a necessidade. Vamos contratar sim algumas pessoas, mas para aquilo que é  realmente necessário melhorar”.

Para a secretária, a colaboração de todos no processo da gestão administrativa será fundamental para a melhoria dos serviços na ponta. “Estamos investindo muito na responsabilidade localizada dos diretores de departamentos principalmente dos chefes de seção e supervisor de unidades. Agora, eles estão responsabilizados legalmente, está na Lei. Precisamos da colaboração coletiva. Todos precisam enxergar que é preciso mudar, que é preciso eficácia, que a máquina deve funcionar melhor, sem custar mais. Isso é fundamental”, enfatizou a secretária.

A Secretária de Gestão de Pessoas, Helena Antunes, também falou sobre servidores aposentados e aposentadoria compulsória. A entrevista completa pode ser assistida pelo link https://www.facebook.com/prefeiturasaocarlos/videos/592737707815896/