Gramado 63 anos: aniversário da cidade é marcado por retorno às raízes coloniais

Gramado comemorou 63 anos de emancipação dando provas de que a valorização dos produtores rurais e da agroindústria é parte importante do processo histórico e cultural que reconheceu sua vocação turística e sua hospitalidade. Durante mais de 12 horas de programação especial de aniversário, na sexta-feira (15), Gramado celebrou sua gente e homenageou as famílias daqueles que integraram o movimento emancipacionista do município, em 1954.

Prestigiando as diversas etnias que são as raízes da colonização, uma centena de cucas feitas por agricultores gramadense formou o número 63 alusivo à história de Gramado, disposta em uma estrutura decorada com hortênsias, flor símbolo do município. As produtoras da Linha Marcondes, Mariana de Oliveira e Adriana Model, e os produtores da Serra Grande Alemã, Maicon Wingert e Claudio Tomazzi Schönardie, que integram a Associação de Fornos, entregaram as cucas nos sabores tradicional e chocolate logo pela manhã e, após o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, dar início oficial aos festejos do aniversário da cidade, os produtos puderam ser saboreados por cerca de 150 pessoas que prestigiaram o ato, contando com a presença de autoridades, comunidade e turistas. Cada cuca pesava em torno de 800 gramas, e foram necessárias mais de quatro fornadas para prepara-las.

Diariamente, durante os principais eventos da cidade, 11 grupos de produtores rurais comercializam os seus produtos na Praça das Etnias. O presidente da Associação, Zulmiro Bof, conta que, atualmente, famílias da Linha Nova, Linha Bonita, Linha Araripe, Campestre do Tigre, Quilombo, Tapera, Serra Grande, Serra Grande Alemã, Gambelo, Moreira, e Marcondes constituem os grupos que se revezam no local. “São cerca de 90 famílias do interior de Gramado, das colonizações alemã e italiana, que comercializam cucas, pães variados, pão de linguiça e de queijo, e biscoitos na praça”, explicou o presidente.

Durante a comemoração colonial de aniversário, o chefe do executivo disse que tudo que se vê hoje na cidade é resultado da pujança do seu povo, e que o sucesso se deve ao trabalho dos seus fundadores e da sua comunidade. “Queremos agradecer aos gramadenses, que construíram a história de Gramado, uma história exitosa que resultou nessa beleza que é o nosso município nos dias de hoje. Devemos tudo isso aos precursores, aos fundadores, e àquelas pessoas que vislumbraram Gramado como um centro turístico, como uma terra boa de se viver”, salientou.

Valorização do interior e fomento à atividade agrícola

Os primeiros colonos de origem portuguesa se fixaram em Gramado em 1875 e, aos poucos, vieram os alemães e os italianos. A Linha Nova, terra que recebeu os imigrantes italianos, era onde se concentrava o 5º distrito de Taquara. Porém, em 1913, a sede distrital foi transferida para onde hoje é o centro da cidade. Para homenagear as famílias de agricultores, o prefeito Fedoca e a primeira-dama Bianca Bertolucci visitaram a localidade na sexta-feira (15), como parte da programação de aniversário da cidade.

Hoje, em Gramado, 73% da merenda escolar do município é adquirida da agricultura familiar, uma parceria entre Prefeitura de Gramado, via secretarias da Educação e da Agricultura, com a Emater. Para 2018, mais produtos serão comprados, aumentando essa porcentagem. Também há um forte trabalho com os jovens para que estes deem continuidade à produção rural.

Durante as visitas, as famílias Negri, Brezolla, Rossa e Bertoluci mostraram um pouco do que é produzido em suas propriedades, herdadas de avós e bisavós. As jovens Franciele e Fernanda Negri, 24 e 17 anos, respectivamente, explicam que a família produz figo, milho, laranja e bergamota. “Quando me perguntam qual a minha profissão, digo que é a mesma dos meus avós: sou agricultora”, garante Franciele.

Descendentes de emancipacionistas são homenageados

A Rua Coberta voltou a sediar no final do dia as atividades especiais de aniversário da cidade. Descendentes daqueles que integraram o movimento de emancipação e lutaram pela independência política e administrativa de Gramado – Walter Bertolucci (presidente), Hugo Daros (secretário) e Eusébio Balzaretti (tesoureiro) – foram homenageados. A cidade de Gramado foi criada em 15 de dezembro de 1954, após emancipar-se de Taquara.

Ricardo Daros Franzen e Mauricio Daros Franzen (netos de Hugo Daros); Flávio Balzareti (filho de Eusébio Balzaretti); Aira Maria Balzareti (casada com o filho de Eusébio, Nailor Balzareti, in memóriam); e Arlete Bertolucci Guimarães (filha de Walter Bertolucci) subiram ao palco para serem saudados.

Gramado tornou-se a referência que é hoje por causa de pessoas como essas, que fizeram com que a cidade se desenvolvesse de forma tão vitoriosa. Nossa comunidade e nossos visitantes são os responsáveis pelo nosso esforço em fazer com que Gramado continue encantando a todos”, disse o prefeito Fedoca, também filho de Walter Bertolucci.

A aluna Érika Carvalho, vencedora do concurso Poema para Gramado, lançado nas redes sociais da Prefeitura com o intuito de engajar a comunidade às comemorações de aniversário do município, proferiu a leitura do poema eleito por votação popular. Érika tem 10 ano, é estudante da Escola de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho e integra o projeto Sapeca, promovido pela Secretaria da Assistência Social. A menina garante que gosta de ler e escrever e que, ao ser informada do resultado, deu pulos de alegria.

A historiadora Iraci Casagrande Koppe participou do ato na Rua Coberta pronunciando-se sobre a história de Gramado, os principais atos políticos e as conquistas da cidade. O padre Celestino Fritzen e os pastores Décio Oscar Saft e MarceloFiedler fizeram uma benção ecumênica. A cerimônia terminou com um concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, regida pelo maestro Bernardo Grims.

O vice-prefeito Evandro Moschem, a primeira-dama Bianca Bertolucci, secretários municipais e vereadores participaram das atividades de aniversário, como a comemoração colonial no início da manhã e as celebrações na Rua Coberta.

Fonte: Manuela Teixeira e Marlova Martin/Prefeitura de Gramado

Créditos das fotos: Carlos Borges e Arquivo Municipal