Grêmio é tricampeão da Libertadores da América

Uma espera de 7 anos para mais um troféu internacional. Finalmente o Grêmio conquistou na noite desta quarta-feira, 29, o tri campeonato da América, data que vai ficar marcada nas boas lembranças dos torcedores tricolores. Agora o grito de “tri campeão” foi ecoado com muita emoção. Mas, antes disso teve uma caminhada longa desde o início da competição em março deste ano.

A expectativa era grandes, com dois times fortes se enfrentando no últimos 90 minutos de competição. Na escalação do dono da casa, Lanús, estavam: Andrada, José Gómez, Rolando García, Marcelo Herrera, Maxi Velázquez, Marcone, Pasquini, Román Martínez, Alejandro Silva, Lautaro Acosta, José Sand. Técnico Jorge Almirón.

Já a escalação do tricolor gaúcho, o Grêmio, contava com: Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Bressan, Bruno Cortez, Arthur, Jailson, Ramiro, Luan, Fernandinho, Lucas Barrios . Técnico Renato Gaúcho

1º Tempo

O jogo, como já era esperado, foi acirrado e faltoso. Logo no primeiro minuto o time argentino faz falta  em cima de Martinez do Grêmio. Após essa falta, o time do RS chegou em um lance perto da área do Lanús. Continuam as pancadas, 4 minutos outra falta favorável ao Grêmio. Edilson bate a falta, mas a bola rebate na barreira. O time, comandado por Renato Portalupe, não se intimida e pressiona o Lanús na área de ataque.

Aos 9 minutos o time argentino ataca, mas a bola vai muito alta e sai pela linha de fundo. Grêmio continua na marcação forte no meio de campo e não deixa o adversário criar jogadas de ataque. Um toque de bola muito bom aos 14 minutos de Lucas Barrios acaba saindo pela direita do gol de Andrada. Velásquez do Lanús recebe cartão amarelo por falta mais grave. Grêmio continua no controle da partida, fazendo algumas faltas e Edilson também toma amarelo.  Numa roubada de bola, já no campo de ataque, Fernandinho arranca com velocidade e faz o primeiro gol do Grêmio, aos 26 minutos.

Lanús pouco chega na área do Grêmio e quando tem a chance não consegue dar continuidade à jogada. O time de Renato Gaúcho segue concentrado em campo. O tricolor apresentou um futebol de bons toques fazendo com que os adversários pouco conseguissem criar jogadas. Aos 38 minutos, o Lanús consegue um chute de fora da área do Grêmio. Martinez bate forte e a bola sobe demais, sem perigo pra Marcelo Grohe. Aos 41 minutos, Luan faz o segundo gol do Grêmio, em uma roubada de bola. Seis minutos depois, vem o apito final. O primeiro tempo se encerra 47 minutos.

2º Tempo

Lanús começa com pressão logo aos 2 minutos, quando chega próximo à área do Grêmio. O time brasileiro não volta com a mesma pressão da etapa inicial. Mesmo com mais posse de bola, Lanús teve boas chegadas, mas sem sucesso nas finalizações. Aos 25 minutos, pênalti para o time argentino. José Sand bate no canto direito sem defesa para o goleiro Marcelo Grohe, diminuindo a vantagem do Grêmio. O Lanús segue com suas ofensivas e continua a pressão.

Aos 37 minutos, Ramiro recebe cartão amarelo, reclama com o árbitro e leva o vermelho. Grêmio com 10 em campo continua tomando sufoco do Lanús. Time argentino faz substituição, na tentativa de melhorar o ataque. Acréscimo de 5 minutos, Grêmio segue na defensiva.

Quando se aproxima dos minutos finais, o Renato Gaúho se emociona e e chora na beira de campo com os jogadores reservas. Aos 50 minutos, o apito final anuncia o Grêmio como Campeão da Libertadores da América por um placar final de 2 a 1.

A chegada do time do Grêmio está prevista para o final da manhã desta quinta-feira, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

O time do Grêmio acaba de retornar para a casa, desembarcando no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 8h30 desta quinta-feira, onde logo mais, dará início a um desfile pelas ruas da Capital. Cerca de 5 mil torcedores aguardam ansiosamente os jogadores que agora entram para a história do futebol do tricolor gaúcho.

Títulos Internacionais

1949 – Taça do Cinquentenário do Nacional (Troféu Sadrep) – Uruguai

1949 – Copa El President de la Republica de Costa Rica – Costa Rica

1954 – Copa José Gonzalez Artigas – Equador

1961 – Troféu Internacional de Atenas – Grécia

1962 – Troféu Internacional de Salônica – Grécia

1968 – Taça Río de La Plata

1971 – Copa Internacional de Porto Alegre (Taça Prefeito Municipal)

1971 – Taça do Atlântico (Torneio Sul-Americano de Clubes Tricolores)

1972 – Taça Cidade de Salvador

1979 – Troféu Ciudad de Rosário – Argentina

1981 – Troféu Torre del Vigia – Uruguai

1981 – Copa El Salvador del Mundo – El Salvador

1981 – Troféu Ciudad de Valladolid – Espanha

1983 – Troféu “CEL” – El Salvador

1983 – Taça Libertadores da América

1983 – Campeão Mundial Interclubes – Japão

1983 – Copa Los Angeles – EUA

1985 – Troféu Palma de Mallorca – Espanha

1985 – Copa Rotterdam – Holanda

1986 – Copa Phillips – Holanda

1987 – Bicampeão da Copa Phillips – Suíça

1995 – Sanwa Bank Cup (Copa da Amizade Brasil-Japão) – Japão

1995 – Bicampeão da Taça Libertadores da América

1996 – Recopa Sul-Americana – Japão

1996 – Copa Renner (Torneio Internacional de Verão)

1996 – Troféu Agrupación Peñas Valencianas – Espanha

1997 – Troféu Colombino – Espanha

1998 – Taça Hang Ching – China

1998 – Copa Ano Novo 98 – Pepsi Cola – China

2010 – Troféu Fronteira da Paz – Uruguai

2017 – Tricampeão da Taça Libertadores da América

Resumo: 31 Títulos