Guardas Municipais fazem “cortejo do protesto” contra a Prefeitura e “velam” caixão na Câmara

Velório na Câmara

Carregando um caixão e com cartaz com nomes de vereadores que apoiam seu movimento, Guardas Municipais de São Carlos (SP) realizam, na tarde desta terça-feira (24), um novo protesto relacionado ao acordo coletivo da categoria. Segundo consta, a busca dos profissionais é por um acordo que garanta os benefícios para a categoria.

Depois de ouvirem o secretário de Segurança Pública da Prefeitura, Samir Gardini, os manifestantes gritaram palavras de ordem e saíram em cortejo do Paço Municipal até a Câmara.

Eles passaram pela Episcopal, caminharam pela 7 de Setembro e depois foram até o Prédio Euclides da Cunha, sede do legislativo.

A reportagem apurou que o último acordo venceu em abril de 2021.  Durante todo este período, a categoria, o sindicato e a Prefeitura travaram uma negociação com o objetivo de obter um novo acordo. Contudo, os guardas alegam que as solicitações, tais como aumentar o número de folgas mensais e manter o pagamento da dobrado em feriados e pontos facultativos, não foram aceitos pela Prefeitura Municipal.

Na manifestação de hoje, os GM estão, inclusive, com um som montado em frente da Paço Municipal.

Fotos e vídeos: Maurício Duch