Gustavo Pozzi solicita informações da Prefeitura sobre contrato de R$ 7 milhões com empresa que faz exames para COVID

Vereador Gustavo Pozzi discursa na tribuna Câmara durante sessão desta terça-feira

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi apresentou um requerimento solicitando informações da Prefeitura de São Carlos a respeito do contrato, no valor de R$ 7 milhões, entre a Prefeitura e a empresa DNA Consult, responsável pela realização de testes para detectar a covid-19 nos munícipes que procuram a rede pública de saúde. O requerimento de No.573 foi apreciado em regime de urgência especial e aprovado por unanimidade.

Em pronunciamento no expediente falado da sessão, o vereador Gustavo Pozzi explicou os questionamentos contidos no documento e nisso que busca esclarecimentos oficiais sobre o contato. “Não quero condenar previamente a Prefeitura Municipal, por isso apresentei o requerimento de urgência para ter as informações que, tão breve as receba, compartilharei com os vereadores”, disse.

Empresa responde

A DNA Consult esclarece que foi procurada pela Prefeitura de São Carlos no início de 2020, quando se iniciava a escalada dos casos de Covid-19 no Brasil, sendo firmado contrato emergencial para fornecimento de testes RT-qPCR (exames de PCR em tempo real, padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde) em abril de 2020.  Ao contrário do que muitos planejaram, a pandemia do Coronavirus como algo passageiro, os números de casos e mortes não pararam de subir. Desta forma, a administração municipal solicitou aditivos ao contrato inicial que, em abril deste ano de 2022, completará dois anos.

É importante destacar que desde o início da pandemia, a cidade de São Carlos registrou mais de 29 mil casos de infecção e 572 mortes, o que a DNA Consult lamenta profundamente. A DNA Consult ressalta que o contrato e seus aditivos seguiram todos os trâmites legais, em conformidade com a legislação vigente, sendo a modalidade de dispensa de licitação opção dos gestores públicos municipais.