Há quase 1 ano, chuva devastava Centro; Defesa Civil em alerta nesta semana em São Carlos

Chuva no Centro

Há quase um ano, no dia 26 de novembro, uma chuva fortíssima de mais de 130 mm arrastou carros, invadiu lojas e destruiu a Baixada do Mercado em São Carlos. Naquele dia, os prejuízos foram incalculáveis: ruas destruídas, estoques e prédios de lojas completamente devastados, pessoas ilhadas e um cenário que lembrava uma devastação daqueles furacões que passam por cidades norte-americanas em filmes de Hollywood.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, a previsão para o dia 26 deste mês é de uma chuva de 10 mm. “Como vimos no ano passado, a previsão para aquele dia 26 era de 8 mm, hoje temos 10 mm, por isso vamos monitorar constantemente a meteorologia nessa semana”, avaliou.

Caballero disse que as cheias ocorridas nesta semana que passou em São Carlos servem de exemplo, pois a Baixada registrou enchentes, assim como a região do shopping. “Notamos nas chuvas destas duas semanas que elas foram: localizadas, convectivas, com índices altos em pouco espaço de tempo, o que tem por resultado: alagamento das ruas sem que o sistema de drenagem tenha vazão suficiente durante o pico de chuva. Se passar dos 80 mm poderemos ter problemas na cidade”, alerta.

Fotos: Maurício Duch