Vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos é prorrogada

Vacinação contra o HPV é prorrogada
Vacinação contra o HPV é prorrogada

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos comunica que campanha de intensificação para o resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina contra o HPV na idade recomendada foi prorrogada até 30 de junho de 2026.


A imunização protege contra a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.


A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, destaca a importância da vacinação precoce. Segundo ela, além de reduzir o risco individual de infecção, a imunização contribui para diminuir a circulação do vírus na população. “É uma vacina segura e eficaz, que faz parte do calendário oficial para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No entanto, estamos intensificando o resgate dos não vacinados de 15 a 19 anos”, explica.


A orientação é que os jovens que ainda não receberam a vacina procurem o quanto antes o serviço de saúde mais próximo para garantir a proteção.


Em São Carlos, dos 10.456 jovens que deveriam tomar a vacina, somente 203 foram imunizados. “A prorrogação da campanha é uma oportunidade importante para protegermos ainda mais nossos jovens. O HPV é silencioso, mas pode trazer consequências graves no futuro. Por isso, reforçamos a importância da vacinação”, afirmou a secretário de Saúde, Leandro Pilha.


A meta da campanha é vacinar 90% desse público até o fim do período de intensificação.


Em São Carlos, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Leia mais: Jéssica, moradora de São Carlos, luta contra leucemia e precisa de doações de sangue