HU-UFSCar abrirá 10 leitos de UTI Geral em São Carlos

O Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) informa que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra a unidade hospitalar, liberou a contratação de 60 novos profissionais de saúde, o que possibilitará a abertura de dez leitos de UTI geral.


As convocações serão feitas nos próximos dias e, assim que o HU conseguir efetivar as contratações, iniciará o treinamento dos profissionais e disponibilizará o serviço para a população.


A liberação de vagas só foi possível após autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, a SEST/ME, autorizando a Ebserh a fazer a gestão das vagas da rede de forma unificada, o que aconteceu recentemente. É importante esclarecer que a redistribuição de vagas da Rede Ebserh para cada hospital universitário federal depende de uma série de etapas obrigatórias e deve ter por prioridade o reequilíbrio da força de trabalho para o atendimento de serviços já existentes. Necessariamente, a medida agora tomada para o HU-UFSCar significa a retirada de vagas de outros hospitais, razão pela qual, inclusive, a abertura de novos serviços deve ser precedida de análise de viabilidade, para que os serviços ofertados sejam sustentáveis ao longo do tempo.


No caso específico do HU-UFSCar, o dimensionamento de serviços, de pessoal e a pactuação inicial com a Secretaria Municipal de Saúde não previam UTI para o hospital e a Ebserh não contava com todos os recursos necessários para a abertura do serviço. Ocorre que, em razão da pandemia de Covid-19, em maio de 2020, a Ebserh obteve autorização excepcional da SEST/ME para realizar um Processo Seletivo Emergencial (PSE). O objetivo foi contratar profissionais temporários exclusivamente para o combate à doença. A ação possibilitou que o HU colocasse em funcionamento a estrutura da UTI, disponibilizando 10 leitos para atendimento a Covid-19.
Com a redução dos índices da pandemia e a necessidade de finalização dos contratos temporários, a UTI do HU-UFSCar foi desmobilizada, uma vez cumprida a finalidade de sua abertura para o momento. A necessidade da permanência dessa estrutura de UTI foi indicada apenas recentemente e a Ebserh não tem medido esforços para viabilizar as condições legais para sua abertura.


É importante reforçar que o HU-UFSCar é um hospital universitário, campo de prática para formação de profissionais de saúde, não sendo responsável pelo atendimento de toda a demanda de atenção à saúde região, configurando-se apenas como partícipe da RAS, em sua posição de integrante do SUS.


Ademais, a Ebserh é uma Empresa Pública totalmente dependente do Tesouro Nacional e tem a responsabilidade de empregar os recursos públicos de maneira eficiente e cumprir com sua dupla atribuição: apoiar as atividades de ensino para a formação de valorosos profissionais da área de saúde e prestar assistência de qualidade para a sociedade.