HU-UFSCar amplia serviços de telemedicina para cuidado aos pacientes

Hospital faz convocação
Telemedicina garante canais de comunicação efetivos para tratamento médico e orientações em geral

 

Com a pandemia de Covid-19, ações de telemedicina implantadas pelo Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) garantem a continuidade do tratamento dos pacientes do ambulatório de especialidades, além de um canal de comunicação para orientações à população em geral. “A telemedicina é um instrumento muito importante nesses tempos de pandemia porque aproxima pacientes e médicos de forma segura”, afirma Flávia Gomes Pileggi, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSCar.

“O estado de pandemia pode ser causa de angústia e ansiedade em muitas pessoas, que temem a doença e estão receosas de procurar os serviços de saúde devido ao temor do contágio. Mas precisamos lembrar que todas as outras doenças continuam existindo e também causando sofrimento, portanto, não podemos deixar de tratá-las”, defende Pileggi. Nesse contexto, por exemplo, a teleconsulta proporciona o contato do paciente com o médico, que tem condições de passar orientações e cuidados medicamentosos e não medicamentosos. Com o recurso de videochamada, o profissional também pode analisar fotos de lesões e resultados de exames laboratoriais.

Pileggi destaca que, no entanto, em algumas situações a consulta presencial não pode ser substituída. “Alguns casos vão demandar exames físicos, laboratoriais e até uma consulta presencial com o médico poderá ser agendada, tomando-se todos os cuidados necessários para a prevenção da Covid-10, como o uso de máscaras e de outros equipamentos de proteção individual”, pontua.

Além disso, o canal de comunicação Alô HU, que atende pelo telefone (16) 3509-2498, agora está disponível pelo WhatsApp e pode ser utilizado pela população em geral. “Com o Alô HU as pessoas podem se informar sobre a pandemia e tirar as principais dúvidas”, conclui Pileggi.

Site exclusivo


Outra ferramenta é o novo site (http://telessaude.hu.ufscar.br/) desenvolvido pela Unidade de e-Saúde do HU-UFSCar. Nele, é possível ter acesso a ações de contingenciamento e respostas rápidas sobre pandemia do novo Coronavírus. “Trabalhamos na elaboração e seleção de web aulas e vídeos educativos, além de disponibilizarmos materiais informativos de referência como cursos, artigos científicos e links úteis, todos disponíveis no ‘Espaço Covid’ do site”, descreve Daniela Brassolatti, chefe da Unidade de e-Saúde do Hospital. 

O site possui informações específicas destinadas a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da Saúde, além de informações para o público em geral, inclusive com conteúdos voltados às crianças e jovens. Segundo a Superintendente do HU, Ângela Leal, essas ações digitais e de telemedicina se somam a todas as outras iniciativas que o HU já vem implementando no combate à Covid-19.