HU-UFSCar recebe cerca de R$ 481 mil de recursos do Rehuf

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh/MEC) recebeu no mês de abril R$ 481.621,18 do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) à qual o HU é vinculado. O objetivo é dar apoio na aquisição de insumos e possibilitar obras e aquisições de equipamentos. O recurso será utilizado pelo HU-UFSCar para cobrir despesas de custeio, com o pagamento dos contratos de serviços gerais do hospital, que engloba lavanderia, limpeza, entre outros.

Sobre a o Programa

O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) foi criado por meio do Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010 e define diretrizes e objetivos para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).O objetivo do programa é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e de assistência à saúde da população. 

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destaca pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.