Identificado o 1° caso da Gripe H10N3 em homem que mora na China

Gripe aviária identificada

No leste da China em Jiangsu um homem de 41 anos é o primeiro caso confirmado em humanos da gripe H10N3, uma espécie de gripe aviária, isso foi revelado pela Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) nesta terça-feira (1º).

O homem foi internado em 28 de abril, pois tinha febre e outros sintomas. A NHC não deu detalhes de como o paciente se contaminou com o vírus, contudo se sabe que ele tem quadro estável e deve receber alta. O rastreamento também não identificou outro caso entre as pessoas que conviviam com o mesmo.

Esse vírus H10N3 é de baixa patogenicidade, menos severo em aves, a NHC diz que o risco de se espalhar pelo planeta é baixo. Cerca de 160 casos deste tipo foram relatados em 40 anos especialmente em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e América do Norte, em galinhas ainda não foi detectado.

Muitas cepas de vírus de gripe aviária estão presentes na China e infectam pessoas que trabalham com avicultura. Não houve um número significativo de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas entre 2016 e 2017.

Imagem de Bohdan Chreptak por Pixabay