Idosos de 85 a 89 anos serão vacinados a partir da próxima segunda-feira em São Carlos

Vacinas para idosos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou nesta quinta-feira (11/02) que na próxima semana, de 15 a 19 de fevereiro, os idosos na faixa etária de 85 a 89 anos vão ser imunizados contra a COVID-19.
A vacina será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Já os idosos cadastrados no programa de saúde da família devem procurar a respectiva USF na qual já recebem tratamento médico para serem imunizados. Em todos os locais o horário de vacinação será das 10h às 14h.


Para agilizar o processo de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, a Vigilância Epidemiológica fez uma escala por idade: no dia 15/02 (segunda-feira) devem procurar as unidades os idosos com 89 anos; no dia 16/02 (terça-feira) os de 88 anos; no dia 17/02 (quarta-feira) os de 87 anos; no dia 18/02 (quinta-feira) os de 86 anos e na sexta-feira (19/02) os idosos com 85 anos.


“Pensamos nesse cronograma por idade para que os idosos não fiquem em filas. Mas ressaltamos que se a pessoa tiver 89 e não conseguir comparecer na segunda, ela poderá receber a vacina nos outros dias da semana, mas pedimos, se possível, seguir esse planejamento. A nossa intenção é sempre melhorar e agilizar o processo de vacinação com segurança para todos”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.


Para receber o imunizante os idosos devem inicialmente fazer o pré-cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br e apresentar documento oficial original (RG e CPF ou Carteira de Habilitação).


Os pacientes que estão acamados serão vacinados em domicílio, porém a família deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da residência desse idoso e solicitar o agendamento para que a equipe aplique o imunizante. Se o idoso já for cadastrado no programa de saúde da família esse agendamento deve ser feito na USF que esse paciente já é atendido.
A previsão da Secretaria de Saúde é vacinar 1.759 idosos nessa faixa etária.