
Embora para muitos o incêndio de hoje tenha sido algo doméstico, é muito claro que ano a ano este tipo de acontecimento tem aumentado na região e em todo o Brasil
Neste sábado, 27, os residentes do Moradas 1 em São Carlos passaram por um grande susto. Um incêndio que começou numa área de mata passou para um canavial e começou a se deslocar em direção ao condomínio colocando em risco às pessoas e também o patrimônio que elas conseguiram acumular ao longo do tempo.
As imagens do incêndio no Moradas são assustadoras e evidenciam duas coisas: o tempo seco que predomina nesta época do ano está fora do tom. É claro que sempre passamos por invernos secos, pois o clima da região é assim, mas está seco por demais, corroborando com a teoria de que as mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta em função da degradação do meio-ambiente provocam este tipo de tragédia. É evidente que vemos aumentos de incêndios por todos os lados.
Embora para muitos o incêndio de hoje tenha sido algo doméstico, é muito claro que ano a ano este tipo de acontecimento tem aumentado na região e em todo o Brasil. Desde 2021 vemos tempestades de areia antes impensáveis passearem pelo interior de SP, numa outra prova de que o meio-ambiente está cobrando do ser humano por sua má preservação.
Por sorte de São Carlos e também dos moradores do condomínio os Bombeiros e a Brigada de Incêndio da Usina da Serra atuaram para que nada de pior acontecesse aqueles que residem no Moradas, contudo e se uma desgraça tivesse acontecido, não é?
As secas só aumentam, os incêndios só crescem, a falta de água é cada dia maior e nós continuamos dormindo para a tragédia ambiental que bate às nossas portas. Um dia, infelizmente, a conta chega para todo mundo.
Renato Chimirri



Leia mais: Incêndio gigante atinge canavial na região do Moradas









