Próximo ao Natal, incêndio na éD+ deixa rastro de tristeza na Baixada do Mercado

Incêndio assustou São Carlos
Incêndio assustou São Carlos

O incêndio na Baixada do Mercado afetará certamente o andamento dos trabalhos neste início do período de vendas do Natal e Ano Novo, pois não tem como a região passar incólume por uma tragédia dessas e é muito importante que as autoridades façam o seu trabalho e apontem por meio de uma investigação o que originou essas chamas devastadoras

Enchentes nesta época do ano são as notícias mais comuns, mas ontem, 12, fomos surpreendidos por um incêndio gigante que destruiu o prédio da loja éD+ e mexeu com os sentimentos das pessoas que estão sempre na Baixada do Mercado.

A região já tão negligenciada pelo poder público e com décadas de uma degradação ininterrupta ontem sofreu mais um duro baque, afinal de contas o incêndio proporções gigantescas não queimou apenas o prédio e ameaçou os demais comércios do local, o fogo da noite passada em São Carlos acabou com sonhos, investimentos e também com empregos. Os donos da empresa sofreram um baque incalculável e os trabalhadores da loja da mesma forma, todos perderam, ninguém ganhou nada, foi uma noite de derrotas.

O incêndio na Baixada do Mercado afetará certamente o andamento dos trabalhos neste início do período de vendas do Natal e Ano Novo, pois não tem como a região passar incólume por uma tragédia dessas e é muito importante que as autoridades façam o seu trabalho e apontem por meio de uma investigação o que originou essas chamas devastadoras.

É até o momento para a Prefeitura discutir uma revitalização mais acentuada da Baixada do Mercado, fazendo com que este espaço onde praticamente a cidade nasceu se torne um local mais atrativo para as pessoas, afinal de contas um incêndio deste tamanho deve motivar discussões sobre o rumo da urbanização neste trecho de São Carlos.

Todos sabemos que empresas estão sujeitas a um incêndio deste porte, por isso é importante que os proprietários estejam atentos, estamos diante do improvável, mas precisamos ficar sempre de olho naquilo que pode acontecer.

Mais uma vez, a Baixada do Mercado chora uma tristeza, não são lojas invadidas pela fúria do Gregório, nem a praça ficou tomada pelas águas incontroláveis de uma grande enchente. Desta feita, acompanhando o calor descomunal pelo qual estamos passando, veio um grande incêndio e com ele toda a sorte de situações que uma região desvalorizada por prefeitos passa todos os dias.

O incêndio na éD+ deve servir para uma grande reflexão: o que queremos para a Baixada do Mercado? Um local de comércio pujante e bonito ou uma área abandonada, suja e mal cuidada? Com a palavra a Prefeitura.

Renato Chimirri

Vídeo de João Marcos de Oliveira

Leia mais: Incêndio na éD+: ruas do Centro estão fechadas; Bombeiros trabalharam na madrugada