Incêndio na Estação Experimental de Itirapina é incontrolável; Prefeito cobra aviões de Doria

Incêndio incontrolável

Desde o último domingo até esta quarta-feira, 09/09/2020, um incêndio gigante está consumindo grandes áreas da Estação Experimental de Itirapina, inclusive no entorno da Represa do Broa.

O fogo começou no domingo na região do conhecido Porto do Horto Florestal, na beira da Represa do Broa, próximo ao afluente do Córrego Água Branca e a área devastada pelo incêndio é incalculável, acarretando enormes prejuízos à fauna (lobos-guará, onça parda, jaguatirica, capivaras, veados, tamanduá, tatu, emas, cobras, etc.) e a flora.

No momento o fogo é considerado incontrolável e, somente uma grande ação por meio de aviões que lançam água nas chamas poderá cessar tamanho incêndio. Porém, aviões estão prometidos pelo Governo do Estado, mas até agora eles não chegaram ao local, de acordo com o prefeito José Maria Cândido, do MDB, que governa Itirapina.

Equipes da Prefeitura de Itirapina, através da Defesa Civil com máquinas, tratores agrícolas e caminhão-pipa estão no local desde domingo, juntamente com pessoal do Horto Florestal e, somente nesta quarta-feira é que chegaram dois caminhões auto-bomba dos Bombeiros para auxiliar na operação.

 

Praticamente o combate ao incêndio está sendo individual por meio de abafadores e ferramentas, pois os locais são de difícil acesso dos maquinários. “As fotos publicadas nesta data, por volta das 13h00 comprovam o avassalador incêndio, jamais visto pela população. Muitos comentam sem provas que se trata de incêndio criminoso, justamente neste momento em que o governador João Dória quer dar outra destinação para vários Institutos Florestais”, disse o prefeito.