Incêndio na UFSCar: Djalma apela a Doria para aumentar estrutura e efetivo dos Bombeiros em São Carlos

Brigadistas, Bombeiros, funcionários do Parque Ecológico: todos na luta contra o incêndio na UFSCar

Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde do último domingo (05/09) a área do Cerrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Segundo fontes do Corpo de Bombeiros as chamas foram controladas.

Sabemos que o município de São Carlos sofre com ocorrências históricas de queimadas em épocas de estiagem, sobretudo nos meses de Junho a Setembro, e que a incidência e a proporção das mesmas vem piorando ano após ano, como podemos ver nos últimos meses por meio dos dados oficiais.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, entre 01/01 e 31/08 de 2021 foram 418 ocorrências, 17 a mais do o ano de 2020 inteiro. E segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São Carlos foi o segundo município do estado de São Paulo com maior número de incêndios no final de semana dos dias 22 e 23 de agosto.

O efetivo do Corpo de Bombeiros de nossa região – responsável por 5 municípios: São Carlos, Ibaté, Descalvado, Dourado e Ribeirão Bonito – possui apenas 3 caminhões para atendimento de ocorrências. “Nosso mandato está levantando a questão da falta de efetivo e infraestruturas, recentemente aprovamos uma moção de apelo ao Senhor Governador João Dória, para que aumente os investimentos em infraestruturas para atuação dos profissionais que trabalham na prevenção e combate as queimadas (Corpo de Bombeiros e Defesa Civil)”, disse o vereador.

Foto: Fernando Magnani