
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Fazenda, iniciou a distribuição dos 140.053 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), realizada pelos Correios. Apesar da entrega antecipada, o vencimento da cota única com desconto de 10% e da primeira parcela ocorre somente a partir de 12 de fevereiro de 2026, conforme calendário definido em decreto, de acordo com a localização do imóvel.
O imposto poderá ser pago à vista, com 10% de desconto, ou de forma parcelada em até 11 vezes, respeitado o valor mínimo de R$ 10,00 por parcela. Os carnês contam ainda com QR Code, que permite o pagamento diretamente pelo celular, além da opção via PIX.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, além do desconto imediato de 10%, mantêm a regularidade fiscal, condição que assegura desconto automático de 10% no IPTU do exercício seguinte. O Município também disponibiliza benefícios complementares, como o IPTU Verde, que concede até 4% de desconto para imóveis que atendam aos critérios ambientais previstos em lei.
Assim, um contribuinte que reúna todos os benefícios (adimplência, IPTU Verde e pagamento à vista) pode alcançar até 24% de desconto. A Prefeitura de São Carlos estima arrecadar R$ 208.561.637,31 com o IPTU em 2026. O valor teve apenas a correção inflacionária de 4,68% pelo IPCA, sem aumento real do imposto. Os boletos também estão disponíveis online e o vencimento das parcelas inicia em 12 de fevereiro.
O secretário municipal de Fazenda, Leonardo Orlando, destacou a política de estímulo à adimplência e a modernização dos serviços digitais. “Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte, oferecendo meios digitais seguros e práticos para emissão e pagamento do IPTU. Além disso, mantemos uma política de incentivo à regularidade fiscal, que garante descontos importantes e valoriza quem cumpre suas obrigações em dia”.
A Prefeitura também disponibilizou a emissão da 2ª via dos boletos do IPTU 2026 no site oficial (saocarlos.sp.gov.br). Para isso, basta clicar no banner IPTU 2026 ou acessar o SIM Online e selecionar o ícone “2ª via do IPTU e outros débitos”. O contribuinte deve informar o número da inscrição imobiliária, constante no carnê do ano anterior, além do CPF ou CNPJ do responsável, garantindo rapidez, segurança e praticidade no acesso ao documento.
Outras informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura ou presencialmente nas unidades do SIM, na Avenida São Carlos, nº 2.137, na Vila Prado, na Rua Bernardino de Campos, 636 e no Cidade Aracy, Avenida Regit Arab, 205.
Leia mais: São Carlos pode receber mais de 80 mm de chuvas; Defesa Civil emite alerta em SP









